Albufeira adquire contentores e papeleiras a energia solar que compactam o lixo

Equipamentos foram inaugurados na passada semana

Dois contentores compactadores de lixo “EcoMóvel”, com capacidade para uma «grande quantidade de resíduos», e oito papeleiras com um sistema de compactação, todos eles a energia solar, já estão instalados em Albufeira desde dia 16.

No caso dos compactadores de resíduos, foram instalados na Praça dos Pescadores.
Estes equipamentos «permitem a deposição de uma grande capacidade de resíduos (14 m3) e são dotados de um sistema de automação de última geração».

Segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal, «estes compactadores são de grande versatilidade, uma vez que pode ser colocado facilmente em qualquer local, funcionando autonomamente. A outra grande vantagem é a de não consumir energia fóssil, ou seja, não contribui paras emissões de CO2».

Quanto às papeleiras a energia solar, foram colocadas no mesmo dia, na chamada “baixa” de Albufeira, na Avenida Sá Carneiro e na área envolvente dos Paços do Concelho.

 

 

Estas papeleiras têm um sistema de compactação, aumentando desta forma a sua capacidade e otimização dos circuitos de recolha.

«Podemos dizer que é um equipamento interativo, na medida que nos permite saber do estado em que se encontram, evitando o que ninguém gosta de ver, que são as papeleiras no espaço público a transbordar de embalagens e demais resíduos», refere o autarca.

Esta é «uma solução inovadora e pioneira, na medida em que estes equipamentos são dotados de um módulo de inteligência artificial que informa os Serviços Municipais, por internet e mensagem SMS, sobre a taxa de acumulação de resíduos, mobilidade e estado de funcionamento, entre outros dados», salienta, por seu lado, a Câmara de Albufeira.

No futuro, José Carlos Rolo pretende colocar equipamentos semelhantes em toda a cidade e freguesias do Concelho.

«Neste momento, é uma solução dispendiosa e os tempos não estão fáceis, mas o futuro passa por aqui. Contas feitas, usando a excelente energia que temos do sol, esta solução irá traduzir-se em vantagens não só ambientais, como económicas a breve prazo. Estamos verdadeiramente empenhados em diminuir a chamada pegada ecológica e queremos ter a certeza que estamos a fazer tudo o que podemos para garantir um Ambiente são em Albufeira», concluiu o autarca.

 

Fotos: Câmara de Albufeira

 

 

 



Comentários

pub