Presidente do ABC diz que fecho das escolas se justifica pelo «número de casos ativos»

Nuno Marques, presidente do ABC, diz que «o número significativo de casos ativos justifica a medida adotada»

Nuno Marques, presidente do Algarve Biomedical Center (ABC), considerou esta segunda-feira, 28 de Junho, que a decisão, que entrou em vigor esta segunda-feira, 28 de Junho, de suspender as aulas presenciais em cinco municípios algarvios se justifica pelo «número significativo de casos ativos». 

O ABC, de resto, congratula-se com esta medida que afeta as aulas presenciais do 1º e 2º ciclos dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel.

Numa nota enviada à imprensa, Nuno Marques, presidente do ABC, explica que «só assim é possível travarmos as cadeias de transmissão».

Este responsável alerta ainda para a necessidade de se manterem as medidas de proteção.

«O uso de máscara, o distanciamento físico e a higienização frequente das mãos são hábitos que vieram para ficar. É essencial que as pessoas percebam que é possível ter vida social sem descurar os cuidados necessários para manter a pandemia controlada, independentemente de estarmos vacinados. Não há por que não desfrutar do Algarve em segurança», defende.

A decisão de suspender as aulas presenciais para o 1º e 2º ciclos nestes cinco municípios algarvios foi conhecida no final deste domingo e teve em conta a situação epidemiológica.

Em declarações aos jornalistas já hoje, a delegada regional de Saúde do Algarve disse que o estado da pandemia levou a que fosse necessário «fazer qualquer coisa».

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS), há atualmente «816 casos confirmados ativos de Covid-19», nestes concelhos, com uma taxa de incidência a 14 dias (casos por 100.000 habitantes) de 583 para Albufeira, 329 para Faro, 448 para Loulé, 403 para Olhão e 326 para São Brás de Alportel».

Ainda assim, a medida já mereceu críticas da parte das associações de pais, nomeadamente por ter sido comunicada a um domingo.

 



Comentários

pub