Incêndio que deflagrou no Rasmalho foi dominado em 13 minutos

Estiveram no teatro de operações 21 operacionais

Um incêndio que deflagrou na tarde deste sábado, 19 de Junho, numa zona de mato, no Rasmalho, no concelho de Portimão foi dominado em 13 minutos devido a um «ataque inicial fulminante e musculado» dos bombeiros.

Segundo os Bombeiros de Portimão, o incêndio teve origem «numa queima que se descontrolou face ao vento intenso que se fez sentir naquela zona rural do concelho, tendo sido resolvido em ataque inicial evitando o desencadear de uma situação complexa na proximidade de vários aglomerados populacionais».

O alerta foi recebido às 16h27, sendo que «o dispositivo dos Bombeiros de Portimão (pré-posicionado no Destacamento da Senhora do Verde) respondeu de acordo com o conceito de operação estabelecido, em menos de 1 minuto, contribuindo para um ataque inicial fulminante e musculado, em conjunto com a Equipa de Sapadores Florestais do Município».

Segundo o corpo de bombeiros, «a projeção imediata destes dois veículos de combate, um veículo tanque e o oficial de permanência às operações a quem compete o comando nesta fase da ocorrência, foram fulcrais, face à chegada e domínio do incêndio em menos de 15 minutos, promovendo a supressão do incêndio ainda numa fase inicial».

O Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve mobilizou mais duas equipas de combate dos Corpos de Bombeiros dos concelhos adjacentes (Monchique e Silves), mas «acabaram por ser desmobilizadas face à rápida extinção, bem como o helicóptero bombardeiro e respetiva equipa helitransportada que opera a partir do Centro de Meios Aéreos (CMA)».

Esta ocorrência «empenhou ainda a Guarda Nacional Republicana que assegurou um perímetro de segurança e a investigação das causas do incêndio, e a unidade de “Ponto de Transito” do Serviço Municipal de Proteção Civil».

No teatro de operações estiveram 21 operacionais e 7 veículos.

 

 



Comentários

pub