Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Albufeira e Loulé vão manter-se na fase anterior de desconfinamento, enquanto Lagos, que na semana passada recebeu um aviso, vai regredir. Mas há outros quatro concelhos (São Brás de Alportel, Olhão, Faro e Portimão) que amanhã deverão entrar na lista dos municípios sob aviso.

Estas são as conclusões que se podem tirar da análise dos dados do boletim sobre a taxa de incidência da Covid-19 no Algarve, enviado pela Autoridade de Saúde Regional aos 16 municípios da região.

Segundo os números de 21 de Junho, os mais recentes, Albufeira, ao invés de diminuir, tem vindo a aumentar a sua taxa de incidência, apresentando já 421 casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes.

sessões de cinema de inverno

Loulé, que na semana passada também regrediu no desconfinamento, apresenta 211 casos/100 mil habitantes. Quanto a Lagos, que tinha ficado sob aviso, a sua taxa subiu igualmente, para 230 casos/100 mil habitantes.

Tendo em conta estes números, prevê-se que amanhã, após mais um Conselho de Ministros em que a situação epidemiológica nacional será avaliada, Lagos entre na crescente lista de municípios obrigados a voltar atrás, implementando de novo medidas mais restritivas.

Em situação preocupante estão também São Brás de Alportel, com uma taxa de incidência 182 casos/100 mil habitantes, Olhão, com 162, Faro, com 161, e Portimão, com 121, ou seja, todos acima do limite de 120 casos/100 mil habitantes.

De acordo com o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, de dia 21, o Algarve, enquanto região, está também acima do limiar, com uma taxa de incidência global de 166.

Apesar de tudo, nove concelhos estão ainda abaixo da cifra dos 120 casos/100 mil habitantes, um deles, por muito pouco (Lagoa, com taxa de 119).

Assim, Silves tem 99, Aljezur 89, Tavira 41, Vila do Bispo 39 e Vila Real de Santo António 11.

Há igualmente três concelhos com taxa de incidência zero: Monchique, Alcoutim e Castro Marim.

No caso dos municípios de baixa densidade, onde um ou dois casos podem logo desequilibrar a balança, o limite para regredirem no desconfinamento situa-se numa taxa de incidência de 240 casos por 100 mil habitantes.

O aumento da taxa de incidência em sete dos 16 municípios do Algarve, bem como o acréscimo no número de casos na região, não estão, porém, a traduzir-se numa pressão muito grande nos hospitais. De acordo com os dados de ontem, que se podem conferir no nosso mapa interativo, havia 25 pessoas internadas por Covid-19 nos hospitais do Algarve, duas delas nos Cuidados Intensivos, mas nenhuma ventilada.

Esta manhã, segundo a Antena1, a delegada regional de Saúde do Algarve, preocupada com a evolução da pandemia, está reunida com os presidentes das Câmara Municipais algarvias. A análise dos números e a previsão das decisões que deverão sair amanhã do Conselho de Ministros estão em cima da mesa.

Que se saiba, os apelos de autarcas, empresários e até da própria Autoridade de Saúde Regional para alterar a forma de avaliação dos casos de Covid-19 no Algarve, devido aos muitos turistas presentes na região, não tiveram resultados.

 

Sul Informação

 



Banner lateral albufeira

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Estadio-Algarve_bc

Estádio Algarve junta-se à Luz e ao Dragão em «prestigiada rede europeia»

Helicoptero-INEM-PL1

Trabalhadores que ficaram soterrados em Albufeira já foram resgatados