Albufeira e Loulé recuam no desconfinamento, Odemira mantém

Situação em Portugal está «mais preocupante do que há uma semana»

Os concelhos de Albufeira e Loulé vão recuar no processo de desconfinamento devido ao aumento da incidência de casos de Covid-19, acaba de anunciar a ministra Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de hoje. Quanto a Odemira, continua sem avançar.

Para Albufeira e Loulé, passam a aplicar-se as «regras anteriores à atual fase», nomeadamente o encerramento de restaurantes e cafés às 22h30 e a manutenção das restrições para as atividades desportivas.

O teletrabalho passa a ser obrigatório e todas as lojas e centros comerciais podem funcionar até às 21h00.

Os restaurantes, cafés e pastelarias (com um máximo de 6 pessoas no interior ou 10 em esplanadas) podem estar abertos até às 22h30 e os espetáculos culturais podem acontecer também até às 22h30.

Este recuo no desconfinamento, em Albufeira e Loulé, deve-se ao facto de terem, por duas semanas consecutivas, mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

Segundo o boletim da Administração Regional de Saúde do Algarve, distribuído aos municípios, referente à taxa de incidência nos diferentes concelhos algarvios, no dia 15 de Junho, Albufeira tinha já atingido 238 novos casos confirmados nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes, e Loulé os 124 casos/100 mil habitantes.

Odemira, no Alentejo, como mantém uma taxa elevada, continua com as regras que já estavam em vigor e que são iguais às de Albufeira e Loulé.

Quanto aos concelhos em alerta, há apenas um algarvio: trata-se de Lagos.

Devido aos elevados números de novos casos de Covid-19 registados nos últimos dias, o Governo decidiu ainda tomar medidas específicas para a Área Metropolitana de Lisboa.

Assim, a partir das 15h00 desta sexta-feira, 18 de Junho, vai ser proibido, durante o fim de semana, entrar ou sair daquela Área Metropolitana.

 

 



Comentários

pub