Ação de voluntariado retira 48 tartarugas do Lago do Jardim das Comunidades em Almancil

Tartarugas estavam a desestabilizar o funcionamento deste ecossistema aquático

48 tartarugas exóticas, indevidamente libertadas, foram retiradas esta esta quarta-feira, 16 de Junho, do Lago do Jardim das Comunidades, durante uma ação de voluntariado.

Esta iniciativa foi levada a cabo por técnicos da Câmara Municipal de Loulé (Divisão de Ação Climática e Economia Circular, Divisão de Espaços Verdes e Gabinete de Eficiência Hídrica), com a colaboração do Corpo de Bombeiros Municipais de Loulé e de um grupo de alunos da Universidade do Algarve.

A tartarugas estavam a desestabilizar o funcionamento deste ecossistema aquático, tendo a ação levado também à retirada de lixo do lago.

Também estiveram envolvidos nesta iniciativa o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o Zoo de Lagos, o parque para onde serão encaminhadas as tartarugas retiradas.

Esta ação integra o projeto de colaboração da Universidade do Algarve com o Município de Loulé, para concretização de ações alinhadas com a Política de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental do município de Loulé.

O Jardim das Comunidades de Almancil tem vim a ser alvo de várias intervenções com vista a melhorar a gestão da água, da energia e a potenciar os seus serviços ecossistémicos, nomeadamente a sua capacidade de sequestro de carbono.

A autarquia louletana pretende que este jardim «passe a ser um espaço verde urbano de referência, continuando a contribuir para a qualidade de vida das pessoas que o visitam, apelando à população para que cada cidadão seja agente ativo de vigilância do Jardim das Comunidades, uma das áreas verdes do concelho que importa preservar».

 



Comentários

pub