Sam Bennett voltou a ser o mais forte na chegada ao sprint em Tavira

Amanhã há contrarrelógio em Lagoa

Sam Bennett venceu, esta sexta-feira, a terceira etapa da Volta ao Algarve, que ligou Faro a Tavira. Numa tirada que se decidiu ao sprint, o ciclista da Deceuninck-Quick Step repetiu a vitória conquistada, na primeira etapa, em Portimão.

Na tirada mais longa da Algarvia, com 203,3 quilómetros de muito calor, Bennett demonstrou estar em forma e reforçou ainda a liderança da classificação dos pontos, mantendo a Camisola Verde Crédito Agrícola. A camisola amarela continua a ser de Ethan Hayter.

A Deceuninck-Quick-Step foi de tal maneira dominadora na preparação dos metros finais, que até viu Michael Morkov, um dos lançadores, não só a trabalhar para Bennett, como depois a fazer terceiro lugar. Danny van Poppel (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) foi novamente segundo.

Os portugueses Rui Oliveira e Iúri Leitão repetiram o top dez, mas desta vez o ciclista da UAE Team Emirates foi o melhor português (oitavo), com o da Tavfer-Measindot-Mortágua a ser nono.

A primeira hora de corrida, após a partida de Faro, foi feita a 46,4 quilómetros/hora.

Depois, o ritmo baixou um pouco, mas não houve momentos de relaxamento no pelotão.

Ao quilómetro 17, um quarteto iniciou a fuga do dia, com Jetse Bol (Burgos-BH), Julen Irizar (Euskaltel-Euskadi), Javier Moreno (Efapel) e Henrique Casimiro (Kelly-Simoldes-UDO) a distribuírem entre eles as metas volantes e as duas classificações da montanha, até serem apanhados a 11 quilómetros da meta.

Moreno ganhou na Portela da Corcha, com Casimiro a ser primeiro no Cachopo. Ambas as subidas eram de terceira categoria. Porém, o algarvio João Rodrigues (W52-FC Porto), manteve a Camisola Azul Lusíadas.

A Ineos Grenadiers, do líder da volta, controlou a distância para a fuga, que chegou a rondar os cinco minutos, mas com a Deceuninck-QuickStep e a Bora-Hansgrohe a ajudar, a pensar na preparação do sprint para Sam Bennett e Pascal Ackermann (quinto em Tavira), respetivamente.

Já nos últimos quilómetros, uma queda assustou o pelotão, com Iván Ramiro Sosa, ciclista que é quinto a nove segundos do companheiro de equipa na geral, e Luís Fernandes (Rádio Popular-Boavista), nono a 35 segundos, a ficarem envolvidos.

César Martingil, do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, foi o melhor ciclista das equipas algarvias em prova no dia de hoje, terminando a etapa no 13º lugar a 2 segundos do vencedor.

Este sábado é dia de contrarrelógio, antes da subida ao Malhão, no domingo. O tradicional percurso de Lagoa (20,3 quilómetros), irá testar quem ambiciona a vitória na geral.

O Camisola Amarela Turismo do Algarve, Ethan Hayter, João Rodrigues e Jonathan Lastra (Caja Rural) têm o mesmo tempo na geral. E entre o primeiro e o 19.º, Sean Quinn (Hagens Berman Axeon) – detentor da Camisola Branca IPDJ – são 48 segundos.

 



Comentários

pub