Projetos aprovados para restruturar molhes de Quarteira e alimentação artificial de troço de praia

«Estas candidaturas vão permitir melhorar a gestão do litoral e preparar, de uma forma mais eficaz, o futuro face às ameaças das alterações climáticas»

A Câmara de Loulé conseguiu financiamento para avançar com a restruturação dos molhes de Quarteira e a alimentação artificial do troço Quarteira-Garrão. 

As candidaturas ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos foram aprovadas, tratando-se de um investimento que totaliza cerca de 100 mil euros, com uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão.

Estas operações irão incidir, por um lado, «na elaboração de um estudo de impacte ambiental e projeto de execução para a restruturação dos molhes de Quarteira e, por outro, na elaboração de um estudo de impacte ambiental, plano de segurança e saúde e plano de prevenção e gestão de resíduos de construção e demolição do projeto de execução da alimentação artificial do troço Quarteira-Garrão», diz a Câmara de Loulé.

Ambos os projetos encontram-se agora em fase de adjudicação.

Todo este trabalho está alinhado com uma política estruturada, cujas prioridades passam pela efetiva ação climática, decorrente de uma Estratégia Municipal, aprovada em 2016, também perfilada com as prioridades constantes no Plano de Ação Litoral XXI, elaborado pela Agência Portuguesa do Ambiente.

Estas iniciativas enquadram-se nas ações de adaptação às alterações climáticas e na prevenção e gestão de riscos, cuja prioridade de investimento passa pela abordagem a riscos específicos, assegurando a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolvendo sistemas de gestão de catástrofes, neste caso concreto a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira.

«Estas candidaturas vão permitir melhorar a gestão do litoral e preparar, de uma forma mais eficaz, o futuro face às ameaças das alterações climáticas permitindo, atempadamente, a salvaguarda dos recursos deste território costeiro que tão valioso é para todos nós», refere o autarca Vítor Aleixo.

 



Comentários

pub