Pescado descarregado em Olhão e VRSA subiu mais de 50% no primeiro trimestre

Algarve é a região com preços médios de pescado, vendido em lota, mais elevados

As lotas de Olhão e de Vila Real de Santo António tiveram aumentos acima de 50% no pescado fresco descarregado, no primeiro trimestre deste ano, segundo o relatório estatístico da pesca, da Direção-Geral de Recursos Naturais e Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A Lota de Olhão foi mesmo a que conseguiu o maior aumento do país com 58% face ao período homólogo, passando as vendas em lota de 1177 para 1861 toneladas.

«Também as Lotas de Aveiro (+892 toneladas) e Vila Real de Santo António (+ 95 toneladas) registaram aumentos em 2021 de mais de 50% face ao período homólogo de 2020», realça a DGRM.

Em sentido inverso, no Algarve, Tavira registou uma descida de 42% no pescado descarregado no mesmo período. Também Sines (-43%) e Cascais (84%) tiveram decréscimos.

No total, segundo a DGRM, Centro e Algarve são as regiões com maiores quantidades de peixe fresco descarregado.

Já em termos de preço, o Algarve é a região com preços médios de pescado, vendido em lota, mais elevados (4,83 euros/Kg).

A nível nacional, no que diz respeito às quantidades desembarcadas por espécie, «a maior variabilidade observa-se no berbigão, com um aumento de 269%, e no carapau negrão, com 190%», realça a DGRM.

No que diz respeito às modalidades de pesca (arrasto, cerco e polivalente) por região, destaca-se o Centro e o Algarve com aumentos face a 2020.

A pesca polivalente é a que tem maior peso, a nível global.

Em 2021, foram capturadas pelas embarcações polivalentes 1.629 toneladas no Norte, 2.940 toneladas no Centro e 2 098 toneladas no Algarve.

A DGRM considera que é «importante relembrar que 2020 foi um ano atingido pela pandemia Covid-19, o que influencia os resultados estatísticos referentes a esse período analisado».

Numa perspetiva global, observa-se em 2021 um aumento da captura de peixe fresco face a 2020, certamente muito contribuindo a assimilação progressiva das medidas de combate à pandemia, que permitiram ao setor manter a atividade da pesca em segurança e transmitir confiança aos mercados.

 



Comentários

pub