Museu de Portimão celebra aniversário com exposição “Somos todas as Cores”

Mostra estará patente até 14 de Novembro

Foto: Câmara de Portimão

O Museu de Portimão vai inaugurar no dia 15 de Maio a exposição “Somos todas as Cores”, do ceramista e escultor alemão Hein Semke, no âmbito das celebrações do seu 13º aniversário.

A mostra, que estará patente até 14 de Novembro, «visa sensibilizar os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e intercultural, através de um conjunto de trabalhos de pintura, desenho, monotipia, escultura e xilogravura de uma enorme diversidade cromática, realizados pelo artista em Portugal, entre 1963 e 1976», descreve a Câmara de Portimão.

As peças foram selecionadas de entre a coleção de 1672 obras originais de Hein Semke (1899-1995), «resultantes da excecional e generosa doação de Teresa Balté ao Museu de Portimão».

«A multifacetada, experimental e colorida forma de tratar o rosto, o corpo e a figura humana, em especial a feminina, são a temática fulcral desta nova mostra, com curadoria de José Gameiro, que igualmente dá a conhecer a criativa espontaneidade e capacidade de expressão, o humor, o prazer de experimentar e desafiar que acompanha toda a obra de Hein Semke», ilustra a autarquia.

A Câmara salienta «a visão do escultor de formas fechadas, essenciais e austeras, que resume a figura humana no volume do torso ou se centra na cabeça ou na máscara e que, nos trabalhos sobre tela ou papel, recusa a ilusão da perspetiva».

«O artista cria volumes mínimos de camadas de tinta ao sobreimprimir monotipias, enquanto na xilogravura recupera a tridimensionalidade no talhar das madeiras, por vezes transformadas em relevos autónomos, como no caso das matrizes da série “Parlamento”», acrescenta.

Para Hein Semke, «a arte era o caminho para o conhecimento de si próprio e dos outros, no qual nós somo sum todo único nesse universo de múltiplas cores, tal como refere no excerto do seu poema escrito em 1948; “e no fim, contudo, por mais variadas que sejam as cores, o anel fecha-se num círculo eterno no seu carácter único”».

A exposição “Somos todas as Cores”, que integra o programa da Semana da Interculturalidade, que decorre entre 21 e 29 de Maio, ficará disponível online, no site do Museu de Portimão.

 

Fotos: Câmara de Portimão

 

 



Comentários

pub