José Cruz apresenta o romance “A Fronteira das Águas Porosas” em VRSA

Este é o último livro da trilogia “Fronteira de Bloqueios”

O romance “A Fronteira das Águas Porosas”, de José Estêvão Cruz, autarca da CDU e antigo deputado à Assembleia da República, vai ser apresentado na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António, no dia 12, às 18h00.

A apresentação da obra vai decorrer durante as comemorações dos 245 anos da inauguração de Vila Real de Santo António.

Afinal, o enredo deste romance de ficção histórica, o último livro da trilogia “Fronteira de Bloqueios”, «decorre das causas da fundação de Vila Real de Santo António», segundo o autor.

«Os três romances da trilogia contam a história de Mariana e Brandão, dois banidos pela Inquisição que chegam ao degredo em Castro Marim, no dia do Terramoto de 1755, ocasião na qual a atividade das pescas ganha grande importância no antigo Reino do Algarve», lê-se na sinopse do livro.

 

 

Os dois protagonistas da história «iludem a sua condição, acobertados pela perda dos registos, e utilizam as competências próprias e uma aliança com os catalães presentes na área de Ayamonte. Fundam salinas em Castro Marim, um estaleiro no Guadiana e uma companhia de pescas nas praias de Monte Gordo».

«Mariana assiste ao erguer da nova Vila Real de Santo António e convive com as principais personagens que participam na edificação da vila-fábrica e na instalação das companhias tituladas por armadores de Portugal. Apaixona-se pela filosofia iluminista e sofrerá as consequências dessa opção, após a morte de D. José I».

Quem quiser assistir à apresentação da obra, terá de se inscrever previamente na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, tendo em conta que a capacidade da sala está limitada a 30 pessoas.

 

 



Comentários

pub