Aprovadas 17 candidaturas algarvias ao programa Bairros Saudáveis

Candidaturas aprovadas de entidades de Aljezur, Faro, Loulé, Portimão, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira

17 entidades algarvias viram aprovadas as suas candidaturas ao “Bairros Saudáveis”, um programa que tem um orçamento global de 10 milhões de euros, a nível nacional. 

No total, o programa aprovou 246 projetos, após 774 candidaturas.

O “Bairros Saudáveis” tem o intuito de dinamizar parcerias e intervenções locais para a promoção da saúde e da qualidade de vida das comunidades territoriais.

O programa registou «um interesse significativo por parte de associações, coletividades, organizações não governamentais, movimentos cívicos e organizações de moradores, na sequência das ações de divulgação promovidas no final de 2020», diz a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Na região algarvia, as candidaturas aprovadas foram a Culatra Responsável, a requalificação da tenda multiusos do Núcleo Piscatório da Ilha da Culatra, o projeto Semente, o Bairro Cool, o Sigapé pela Saúde, o projeto “Raízes” e o Bairro Con(s)Ciência.

Também os projetos “Voltar a Sorrir”, Afro Gypsy Costura, Môçes da nossa Terra, Escolanova – Centro de Artes da Bordeira, ASAS- Aldeia dos Saberes e dos Afetos, Romani Tehara (Ciganas de Amanhã) – Rumo ao Empowerment feminino nas comunidades ciganas, Pulsando a Saúde – Projeto Integrado, Perspetiva Biopsicossocial de Promoção Saúde e Bem Estar foram aprovados.

As candidaturas No coração do Bairro – Intervenções a crianças com necessidades educativas especiais e famílias, PorTiArtista e Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário também irão receber apoios à sua concretização.

Estes 17 projetos tiveram as candidaturas apresentadas por entidades de Aljezur, Faro (3), Loulé (3), Portimão (4), Olhão, São Brás de Alportel e Tavira (4).

O projeto Bairros Saudáveis trata-se de uma iniciativa interministerial que reúne as áreas governativas da Saúde, Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Agricultura.

A CCDR Algarve integra a equipa regional em representação do Ministério da Coesão Territorial.

 



Comentários

pub