UAlg começa hoje a testar 3900 alunos, professores e funcionários à Covid-19

Também serão feitos testes no pólo de Portimão da Universidade do Algarve

Flávio Costa|Foto de Arquivo

Cerca de 3900 alunos, funcionários e professores da Universidade do Algarve começam a ser testados, esta sexta-feira, 16 de Abril, à Covid-19. As aulas presenciais regressam na próxima segunda-feira e a academia algarvia vai promover uma ação massiva de rastreio do novo coronavírus, que vai prolongar-se até 25 de Abril.

As inscrições para a testagem decorreram até ao passado domingo e ontem, quinta-feira, dia 15, começaram a ser enviadas as convocatórias para a realização do teste.

Em declarações ao Sul Informação, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, adiantou que, entre alunos, funcionários e professores, houve «cerca de 3900 inscritos, o que significa que perto de 40% da comunidade académica manifestou interesse».

A testagem arranca hoje, em Faro, no ginásio da Escola Superior de Educação e Comunicação, no campus da Penha, que foi adaptado para o efeito e que tem capacidade para oito pontos de recolha em simultâneo.

No primeiro dia da testagem, uma equipa do Algarve Biomedical Center estará no local, a dar apoio, mas serão os profissionais de saúde da Universidade do Algarve – professores e alunos – que, até 25 de Abril, farão as recolhas.

«As equipas de testagem em Faro serão constituídas professores da universidade e alunos da formação avançada das áreas da saúde, em regime de voluntariado. Esta é uma possibilidade prevista na circular conjunta do Instituto Nacional de Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge e da Direção Geral da Saúde, que identifica quem está habilitado a realizar os testes à Covid-19», explicou o reitor da academia algarvia.

 

Paulo Águas – Foto: Nuno Costa|Sul Informação

 

Mas também em Portimão haverá testagem, sendo que essa será feita apenas num dia. «Em Portimão, serão testadas 200 pessoas, no pólo da universidade. Essa testagem vai realizar-se no próximo domingo, 18 de Abril, e será da responsabilidade da Cruz Vermelha Portuguesa», adiantou Paulo Águas ao nosso jornal.

Apesar de o concelho de Portimão não avançar para a fase seguinte do processo de desconfinamento, o regresso às aulas presenciais vai acontecer em todo o país, incluindo nos municípios de maior risco.

Para Paulo Águas, é «importante é termos esta possibilidade de identificar os casos» no regresso às aulas presenciais, sendo que «a nossa expetativa é encontrarmos muito poucos. O ideal seria não encontrarmos nenhum».

Caso seja encontrado um caso positivo, através dos testes rápidos de antigénio, que serão os utilizados nesta testagem, «serão contactadas as autoridades de saúde e as pessoas serão indicadas para fazer o teste PCR e identificados os contactos de risco».

Tendo em conta que a inscrição para o teste foi voluntária, não será coberta toda a comunidade académica, mas Paulo Águas explicou que «não podemos obrigar ninguém a fazer o teste, tal como não podemos impedir ninguém de entrar nas instalações se não o tiver feito. Além disso, os testes são apenas válidos por 72 horas».

Do total de 3900 inscritos, «3000 são alunos. Tendo em conta que temos um total de 8600 estudantes, é uma percentagem um pouco abaixo daquela registada entre os funcionários inscritos para o teste».

É, aliás, pelos funcionários, que irá arrancar a testagem, estando prevista a realização, na tarde de hoje, de 300 testes. «No início vamos privilegiar os docentes e os não docentes, porque muitos dos alunos ainda estarão deslocados», adiantou o reitor da Universidade do Algarve.

Depois, incluindo fins de semana, os testes vão realizar-se em dois períodos: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. 25 de Abril é a data prevista para o término da testagem massiva, mas tendo em conta que «apontámos a uma média de 14 testes por hora, mas temos capacidade excedentária, se pudermos terminar antes, terminamos», concluiu Paulo Águas.

 

 



Comentários

pub