Vacinação foi reforçada em Portimão por ser um dos concelhos com mais incidência

Centro tem capacidade para dar 100 vacinas por hora

Centro de Vacinação de Portimão – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

«Os concelhos que tiveram que recuar na fase de desconfinamento [como Portimão, Odemira e Moura] são privilegiados em termos de vacinação, com uma percentagem maior de vacinas alocadas, para que a pandemia seja controlada mais rapidamente», anunciou hoje o secretário de Estado da Saúde, na inauguração oficial do Centro Municipal de Vacinação de Portimão.

Assim, na distribuição das vacinas, além da «lógica de escalões etários», passou também a ser tida em conta a «incidência» de casos de Covid-19, explicou ainda Diogo Serras Lopes.

O Centro que abriu portas esta manhã no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, na avenida Miguel Bombarda, terá capacidade para vacinar 100 pessoas por hora e cerca de 1000 pessoas por dia, resultando de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O Centro já estava pronto desde 3 de Março, mas só mais de mês e meio depois entra em funcionamento, numa situação que Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, já tinha criticado.

No entanto, o secretário de Estado da Saúde, respondendo aos jornalistas no fim da visita rápida que fez, considerou que não houve nenhum «atraso».

«O ritmo de vacinação depende do número de vacinas que nos chegam. A partir do final de Abril e no mês de Maio, vamos precisar de mais velocidade de vacinação», precisamente «porque vamos começar a receber mais vacinas», esclareceu.

 

Secretário de Estado na conferência de imprensa final – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

No Algarve, esta segunda-feira, dia 26, abriram os Centro de Vacinação do Barlavento (Portimão, Silves, Lagos, Lagoa). Amanhã vão abrir os do Algarve Central (Albufeira,Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel) e possivelmente também o de Tavira (no Sotavento). No dia seguinte, abrirá o de Vila Real de Santo António.

No caso da estrutura de Portimão, montada pela Câmara e pela Proteção Civil Municipal, tem algumas particularidades, nomeadamente o facto de estar dotada com um potente gerador, que, como salientou a autarca Isilda Gomes, evitará que aconteça aqui o que sucedeu na semana passada em Vila Nova de Famalicão, no Norte, onde uma falha de energia durante a noite levou à inutilização de perto de 5000 vacinas.

O próprio secretário de Estado fez questão de elogiar a estrutura, afirmando tratar-se de um Centro de Vacinação «excelente», «com todas as condições» e que «é um exemplo do que é uma boa organização».

Quanto à alegada menor vacinação da população algarvia, Diogo Serras Lopes garantiu que «as perspetivas da população algarvia são iguais às da população do resto do país». «As diferenças que existem entre as regiões do país têm a ver com a estrutura etária. O Centro e o Alentejo têm mais percentagem de população vacinada porque também têm mais população idosa e a prioridade foi dada aos lares e aos escalões etários mais velhos», acrescentou.

 

Richard Marques explica pormenores ao secretário de Estado – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O governante recordou ainda que o objetivo é «atingir a imunidade de grupo durante o Verão», que será conseguida quando 70% da população adulta portuguesa estiver vacinada. «Caso as vacinas continuem a chegar a um bom ritmo, há indicações de que possa ser mais no início do Verão que no seu final»

O secretário de Estado da Saúde revelou que «estamos prestes a atingir os 3 milhões de vacinas dadas, das quais 2,1 milhões são primeira dose. No Continente, não devemos andar longe dos 25% da população vacinada».

Diogo Serras Lopes deixou duas garantias: «vacina chegada é vacina dada» e «a vacinação nos concelhos com mais incidência» está a ser reforçada.

O Centro Municipal de Vacinação de Portimão funciona no pavilhão Gimnodesportivo localizado na Avenida Miguel Bombarda, junto ao Auditório de Portimão.

A marcação das vacinas para pessoas com mais de 65 anos já pode ser agendada pelos interessados no Portal da Covid-19.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 



Comentários

pub