Centro de Vacinação de Silves começa a funcionar na segunda-feira

O equipamento está instalado na Fissul

Foto: Câmara Municipal de Silves

O Centro de Vacinação COVID-19 (CVC) de Silves, situado nas instalações da Fissul, vai entrar em funcionamento esta segunda-feira, dia 26 de Abril, como parte do esforço nacional que visa «garantir a aceleração e massificação progressiva da vacinação contra a Covid-19».

«A implementação deste centro, que permitirá a vacinação diária até 500 a 600 pessoas, com uma cadência máxima de 50 pessoas por hora, foi efetuada pelo município de Silves e de acordo com as orientações da Administração Regional de Saúde (ARS), Agrupamento de Centros de Saúde do Barlavento (ACES/Barlavento) e Unidade Local de Saúde (ULS)», segundo a Câmara.

O espaço escolhido para instalação do centro, o Pavilhão de Feiras e Exposições de Silves – Fissul, «permite responder a vários pressupostos base, nomeadamente ao nível da boa acessibilidade, acesso aos transportes públicos, estacionamento e a existência de um amplo espaço interior disponível, que permite operacionalizar as diferentes áreas do centro».

 

 

Além de ceder o pavilhão, a Câmara de Silves «procedeu à montagem e implementação das diferentes áreas sectoriais que constituem o CVC de Silves (admissão, zona de espera, módulos individualizados de vacinação, salas de apoio, sala de preparação, sala de emergência, entre outras), garantido facilidades informáticas no acesso à Plataforma Nacional de Registo e Gestão de Vacinação. A autarquia irá, ainda, garantir a higienização contínua e estrutural do espaço através de serviços internos que ficarão dedicados a este Centro».

O CVC de Silves «visa, de acordo com o Plano de Vacinação, inocular a população Município de Silves que ainda não tenha sido abrangida por outras ações de vacinação sectoriais previstas no plano, sendo a guarnição deste centro, ao nível de recursos humanos (médicos, enfermeiros e auxiliares administrativos e outros recursos complementares na área da saúde) assegurada pelo ARS/ACES/ULS».

Este equipamento estava operacional desde o dia 1 de Abril, «tendo obtido, no passado dia 21, validação do ACES Barlavento».

 

 



Comentários

pub