Faro e Lagoa já têm centros de vacinação prontos a funcionar, montados pelas respetivas Câmaras Municipais.
Em Faro, o Centro de Vacinação Municipal está instalado no Pavilhão Municipal da Penha. O espaço foi visitado esta quinta-feira, 8 de Abril, pelo presidente da Câmara Rogério Bacalhau e entregue ao Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve (ACES) Central, a quem cabe a organização de todo o processo de vacinação no concelho.
Este Centro de Vacinação foi montado ao longo das últimas semanas pelos serviços do Município, em articulação e com supervisão do Serviço Nacional de Saúde e Autoridade de Saúde, e vai permitir vacinar cerca de 600 munícipes por dia, com todas as condições de segurança, distanciamento físico e conforto.
Esta resposta, que representa um investimento da autarquia superior a 30 mil euros, vai contar com um total de oito pontos de vacinação, instalados no interior do Pavilhão Municipal, além de uma receção e balcão de admissão para pessoas a inocular, zonas de pré-vacinação, vacinação e pós-vacinação (onde as pessoas já inoculadas deverão ficar em repouso durante cerca de 30 minutos).
Os munícipes serão convocados para vacinação mediante contacto do Centro de Saúde, continuando a autarquia a acompanhar o processo e a colaborar ativamente neste processo ao longo das próximas semanas.
Para acesso às instalações do Centro Municipal de Vacinação, deverá ser utilizada a entrada principal do Pavilhão Municipal da Penha, que conta com estacionamento na zona envolvente, devendo os munícipes respeitar toda a sinalética existente e indicações fornecidas pelos funcionários presentes no local.
De resto, a Câmara de Faro vai assegurar gratuitamente o transporte em táxi para o Centro de Vacinação Municipal a munícipes que dele necessitem, por dificuldades de mobilidade ou deslocação, iniciativa que oportunamente se divulgará.
Em Lagoa, a implementação do Centro de Vacinação, perto do Centro de Saúde, também está concluída.
A estrutura criada para apoio à segunda fase de vacinação contra a COVID-19 foi validada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve (ACES II, Barlavento) já se encontra à disposição da Administração Regional de Saúde do Algarve para iniciar a sua utilização.
Lagoa, passa assim, a fazer parte dos 150 centros de vacinação dispersos por todo o país, nesta segunda fase da vacinação, seguindo todos os critérios exigidos pela DGS.
Após os trabalhos de instalação e preparação, um representante da direção do ACES II (Barlavento) visitou a 6 de abril as novas instalações com o objetivo de verificar o cumprimento das normas da DGS.
Já validado, o Centro de Vacinação de Lagoa está agora pronto a ser utilizado. A gestão deste equipamento fica a cargo do ACES Algarve II (Barlavento) que deverá definir o calendário e a duração do período da vacinação massiva.
O Centro de Vacinação de Lagoa é composto, por uma área de receção, sala de espera e sala de recobro, ambas com a capacidade de permanência simultânea para 25 utentes, 5 gabinetes de vacinação com capacidade para vacinar cerca de 40 utentes por hora, sala de preparação de vacinação e sala de emergência.
«O Município de Lagoa, suportou todos os custos da instalação do Centro de Vacinação e cumpriu com o compromisso assumido, para que todos os Lagoenses possam ser vacinados de forma mais célere, em massa e em segurança», declarou o presidente Luís Encarnação.
Comentários