Loulé homenageou soldados do concelho no Dia do Combatente

Esta sexta-feira assinalou-se também o 103º aniversário da Batalha de La Lys

Os soldados naturais do concelho de Loulé que combateram na I Guerra Mundial (1914-18), nas campanhas de França e de África, foram homenageados, na passada sexta-feira, em mais uma cerimónia evocativa da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente.

Em frente aos Paços do Concelho, elementos do Município e do Núcleo de Loulé da Liga dos Combatentes depositaram duas coroas de flores junto às lápides com os nomes dos 42 munícipes que perderam a vida no cumprimento do seu dever patriótico nessas campanhas.

A Câmara de Loulé realça que esta homenagem «marca o 103º aniversário de um dos momentos mais trágicos da história contemporânea portuguesa, o dia em que uma operação ofensiva do exército alemão impôs uma pesada derrota às tropas portuguesas, que culminou em várias centenas de mortos e em milhares de prisioneiros de guerra, para os quais, apesar dos condicionalismos impostos pela pandemia por Covid-19, se fez um minuto de silêncio».

Neste momento simbólico, o autarca Vítor Aleixo enalteceu o simbolismo desta efeméride e a forma «absolutamente generosa como os portugueses deram o seu contributo para aquele conflito europeu».

«Datas  destas que fazem parte da História nacional devem ser perpetuadas no tempo e cada geração deve revisitá-las, deve refletir e deve repensar no significado para nós e para os que aqui virão a estar no nosso lugar», referiu.

Vítor Aleixo que foi distinguido, em 2019, com a Medalha de Honra Mérito Ouro pela Liga dos Combatentes, como reconhecimento pelo trabalho realizado em prol desta associação, falou das ações realizadas junto do Núcleo de Loulé.

«A criação de um talhão no Cemitério de Loulé para os militares portugueses que tombaram em defesa de Portugal na Guerra Colonial, a colaboração na criação do Núcleo e cedência de um imóvel para a sua sede, bem como o apoio a todas as suas atividades de carácter social, através de um contrato-programa anual, são algumas iniciativas levadas a cabo pelo Município para apoiar os combatentes e as suas famílias», destaca a Câmara de Loulé.

Por outro lado, prossegue a autarquia, em várias freguesias do concelho têm sido erigidos monumentos em homenagem aos combatentes, como é o caso da escultura da autoria de Daniel Vieira e de Renata Pawelec, inaugurada em setembro, em Alte.

«Esta relação muito próxima entre a Câmara e a Liga é justa e produtiva», sublinhou Vítor Aleixo.

No ano em que se celebra também o centenário da fundação da Liga dos Combatentes, Manuel Costeira, presidente do Núcleo de Loulé, falou dos condicionalismos destas celebrações e do convívio entre os combatentes em virtude da Covid-19.

No entanto, considerou que esse não será impeditivo de «em união espiritual, vivermos o dia 9 de Abril como sempre, honrando os nossos mortos, evocando a nossa história e apresentando os nossos anseios no apoio à saúde, no apoio social aos combatentes, aos nossos associados e às suas famílias».

 

 
 



Comentários

pub