Autarca de Aljezur diz que maioria dos casos de Covid-19 têm ligação ao setor agrícola

O autarca adiantou que para hoje à tarde está prevista uma «reunião alargada da comissão da Proteção Civil»

A maioria dos casos ativos de Covid-19 em Aljezur, o concelho do Algarve com maior incidência de casos por 100 mil habitantes, está relacionada com o setor agrícola, disse hoje, 26 de Abril, à Lusa o presidente da autarquia.

«Dos 32 casos confirmados, há dois que não estão relacionados com a agricultura, o resto tem essa ligação», afirmou à Lusa José Gonçalves, adiantando que os casos estão controlados e que estão atualmente «cerca de 90 pessoas» em confinamento.

À margem da inauguração do centro de vacinação de Portimão, o presidente da Câmara de Aljezur afirmou que as autoridades sabem «onde estão» os casos, frisando que o surto «não está disseminado na comunidade».

O autarca adiantou que para hoje à tarde está prevista uma «reunião alargada da comissão da Proteção Civil», que contará com a presença do secretário de Estado e coordenador regional no combate à covid-19 Jorge Botelho.

«Vamos ver o que temos que fazer e definir a estratégia, porque é preciso olhar para aquela realidade, que é muito específica», realçou, notando que muitos dos trabalhadores infetados trabalham no concelho vizinho de Odemira, no Alentejo, mas residem em Aljezur.

José Gonçalves manifestou-se preocupado com a próxima avaliação das autoridades de saúde, que poderá levar a «outro tipo de medidas» de controlo da pandemia no concelho, atualmente na terceira fase de desconfinamento, e que irão «agravar a situação da economia local».

No boletim divulgado na última sexta-feira o concelho de Aljezur registava 501 casos por 100 mil habitantes em 14 dias, referente ao período entre 7 e 20 de Abril.

A 11 de Março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, avisou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapasse os «120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias» ou sempre que o Rt – o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus – ultrapasse 1.

 



Comentários

pub