Aljezur recua no desconfinamento, Portimão continua onde estava

Fronteiras reabrem sábado e restaurantes vão poder funcionar até às 22h30

Aljezur vai recuar no processo de desconfinamento, para a segunda fase, enquanto Portimão se manterá no mesmo nível em que já estava, acaba de anunciar o primeiro-ministro António Costa. Os restantes concelhos algarvios seguirão em frente no processo já a partir deste sábado, 1 de Maio, data em que Portugal entrará em situação de calamidade, depois do fim do estado de emergência. 

Estas foram algumas das novidades saídas do longo Conselho de Ministros que durou todo o dia.

Aljezur, que voltou a repetir uma avaliação com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, é obrigada a recuar no desconfinamento e voltará à fase de 5 de Abril. Os restaurantes apenas poderão funcionar com esplanada – e 4 pessoas -, até às 22h30 durante a semana e às 13h00 ao fim de semana.

 

 

Quanto a Portimão, que tinha recuado na última avaliação, continua na primeira fase, com esplanadas fechadas, bem como os museus e galerias. As lojas também serão obrigadas a fazer, em exclusivo, a venda ao postigo.

Ainda assim, António Costa disse que a evolução neste concelho está a «ser francamente positiva», apesar de se manterem, por enquanto, as restrições.

«Hoje tem 159 casos por 100 mil habitantes e está quase a atingir a meta», reforçou o primeiro-ministro, dizendo ainda que a situação de Portimão «não se deve manter assim por mais tempo».

Uma boa notícia é que a avaliação passará a ser semanal, em vez de quinzenal.

Já Albufeira, que não tinha seguido em frente no desconfinamento, conseguiu melhorar os indicadores e vai acompanhar o resto do país a partir de 1 de Maio.

Em Odemira, por sua vez, vai ser decretada uma cerca sanitária em duas freguesias: São Teotónio e Longueira/Almograve.

Estas duas freguesias, precisamente aquelas em que há mais concentração de explorações agrícolas intensivas, focos de muitos casos, vão regressar à fase de 15 de Março.

As restantes freguesias do concelho de Odemira entrarão, já a partir de 1 de Maio, sábado, na fase seguinte do desconfinamento, como o resto do país, acrescentou o primeiro ministro.

António Costa voltou ainda a fazer um alerta a 27 concelhos que estão, atualmente, com mais de 120 casos por 100 mil habitantes, entre eles Vila Real de Santo António, Lagos e Beja.

 

 

A partir de sábado, Portugal vai entrar em situação de calamidade e há várias novidades, com a abertura das fronteiras com Espanha, por exemplo. Além disso, os restaurantes, cafés e pastelarias vão poder passar a funcionar até às 22h30, durante a semana, e também ao sábado e domingo, com um limite de 10 pessoas em esplanadas e 6 no interior.

Também as salas de espetáculos poderão funcionar até às 22h30 e os casamentos, batizados e outras celebrações podem realizar-se com lotação até 50%.

Quanto às lojas e centros comerciais têm a possibilidade de funcionar até às 19h00 (sábado e domingo) e 21h00 de segunda a sexta-feira.

A venda de álcool também passa a ser permitida até às 21h00.

António Costa revelou ainda que, depois de ter pedido aos especialistas um novo modelo de contagem de casos para evitar prejudicar os concelhos de baixa densidade e com flutuações de população, a solução vai passar pela avaliação qualitativa de situação.

 

 

 

 



Comentários

pub