Universidade do Algarve adere ao Pacto Português para os Plásticos

Até 2025, os membros do Pacto Português para os Plásticos comprometem-se a eliminar os plásticos de uso único

A Universidade do Algarve (UAlg) assinou, no passado mês de Fevereiro, um protocolo com o Pacto Português para os Plásticos.

Esta iniciativa, explica a academia algarvia, «pretende promover um caminho conjunto e colaborativo entre a indústria e a investigação, com vista a acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos ou poluição».

O Pacto, liderado pela Associação Smart Waste Portugal, junta várias empresas de diferentes setores, entidades governamentais, Organizações não Governamentais (ONGs), associações e universidades, em torno desta visão comum, totalizando cerca de 80 entidades.

Ao assinar este protocolo, a Universidade do Algarve assume «o seu compromisso com esta causa, que já se havia iniciado em 2018 com a campanha “UAlg + saudável com -plástico”».

Desta campanha, realça a UAlg, «já resultaram várias ações, como a eliminação de plásticos de uso único nos bares e cantinas da UAlg, e ações de sensibilização que se estenderam à comunidade envolvente».

«Além de se traduzir em mais um contributo da UAlg para a transformação da sociedade, a assinatura deste Pacto representa um elevado potencial de colaboração futura ao nível da educação, investigação, inovação e com a própria sociedade», acrescenta a universidade.

Até 2025, os membros do Pacto Português para os Plásticos comprometem-se a eliminar os plásticos de uso único, considerados problemáticos e/ou desnecessários.

Comprometem-se ainda a garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis e que 70%, ou mais, são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem.

Os membros do Pacto pretendem ainda incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens, e promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.

 



Comentários

pub