Três marroquinos detidos em VRSA depois de barco ser encontrado na praia

Homens chegaram ao Algarve a bordo de uma embarcação que foi encontrada abandonada na praia de Santo António

A embarcação que foi apreendida – Foto: D.R. | Jornal de Notícias

Três homens, alegadamente de nacionalidade marroquina, foram ontem detidos em Vila Real de Santo António (VRSA), horas depois de a Polícia Marítima ter encontrado um bote pneumático com cerca de sete metros abandonado no areal da praia de Santo António.

Contactado pelo Sul Informação, o comandante Rui Vasconcelos de Andrade, capitão do Porto de VRSA, revelou que a embarcação foi descoberta esta segunda-feira, «cerca das 8h10, durante uma ação de patrulhamento do piquete da Polícia Marítima».

«Trata-se de um bote pneumático de cerca de sete metros de comprimento, que estava aparentemente abandonado no areal da Praia de Santo António», disse.

Dentro do barco, foram encontrados «jerricans de combustível, alguns vazios, outros ainda cheios, bem como alguns alimentos, mas em pouca quantidade».

«De imediato, foram desenvolvidas buscas nas imediações, inclusivamente na Mata de Santo António, à procura de alguém que pudesse ser associado à embarcação. Como não detetámos ninguém, a Polícia Marítima informou as outras forças de segurança, nomeadamente a PSP, a GNR, o SEF e a Polícia Judiciária», explicou o comandante Rui Andrade.

Mais tarde, confirmou o mesmo responsável, foram detidos três homens, que tudo indica serem de nacionalidade marroquina, na cidade de VRSA, pela PSP. Rui Andrade disse ao nosso jornal ter essa informação, mas que, neste caso, o processo não passa pela capitania nem pela Polícia Marítima.

Segundo avançou o Jornal de Notícias ontem à noite, já depois do alerta dado pela Polícia Marítima, «a PSP abordou três homens, na via pública, na cidade de Vila Real de Santo António, que aparentavam estar desorientados. Os agentes constataram que dois estavam indocumentados e outro, com documentos, não tinha autorização para entrar em Portugal. Os três acabaram detidos por entrada e permanência ilegal em território nacional e serão presentes a tribunal».

«O JN sabe que os homens confessaram ter chegado à região na embarcação que a Polícia Marítima apreendeu ao início da manhã. As autoridades tentaram, durante todo o dia, localizar outros indivíduos que pudessem pertencer ao mesmo grupo, mas sem sucesso», acrescentou o mesmo jornal.

Apesar de tudo indicar que se tratou de mais um desembarque de migrantes no Algarve, o caso ainda vai ser investigado pelas autoridades.

 

 

 



Comentários

pub