Trabalhadores da Câmara de Aljezur vão ter suplemento de penosidade e insalubridade

Subsídio destina-se a trabalhadores cujas funções acarretem riscos para a saúde

A Câmara de Aljezur quer atribuir um suplemento de penosidade e insalubridade a trabalhadores da Câmara cujas funções acarretem riscos para a saúde e já está  a preparar uma proposta nesse sentido.

Esta medida irá abranger «os postos de trabalho da carreira geral de assistente operacional, cuja caracterização implica o exercício de funções em condições de penosidade e insalubridade no que respeita às áreas de recolha e tratamento de resíduos e tratamento de efluentes, higiene urbana, do saneamento, dos procedimentos de inumações, exumações, trasladações, abertura e aterro de sepulturas de que resulte comprovada sobrecarga funcional que potencie o aumento da probabilidade de ocorrência de lesão ou um risco potencial agravado de degradação do estado de saúde», descreveu a Câmara de Aljezur.

A autarquia aljezurense já se reuniu com as direções regionais dos dois sindicados representativos dos trabalhadores, o SINTAP e o STAL, no sentido de «preparar a proposta para atribuição do suplemento de penosidade e insalubridade», que será discutida e votada em reunião de Câmara.

A atribuição deste subsídio «foi, finalmente, contemplada no Orçamento de Estado para 2021» e vem introduzir «alguma justiça, pois os trabalhadores autárquicos estavam legalmente impossibilitados de auferir um suplemento que os trabalhadores do setor privado, com iguais funções, recebiam», segundo o executivo municipal aljezurense.

Desta forma, a atribuição deste suplemento salarial «era, já há muito tempo, uma reivindicação dos trabalhadores e dos sindicatos».

 

 



Comentários

pub