Câmara de Loulé contratou 300 funcionários desde o ano passado

Este reforço do mapa de pessoal, realça o município, tem o objetivo de «continuar a melhorar os serviços»

Foto: Bárbara Caetano | Sul Informação – Arquivo

A Câmara Municipal de Loulé contratou, desde o ano passado, cerca de 300 novos trabalhadores, «sobretudo em áreas que são vitais para o tecido socioeconómico do concelho», revelou a autarquia, esta terça-feira, 2 de Março, em nota enviada às redações.

Este reforço do mapa de pessoal, realça o município, tem o objetivo de «continuar a melhorar os serviços que presta ao cidadão e responder, de forma mais próxima, célere e eficaz, aos desafios que se colocam neste momento às autarquias».

Segundo a Câmara de Loulé, «o urbanismo é um dos setores para o qual a autarquia tem vindo a recrutar técnicos superiores (arquitetos), para uma resposta mais célere à dinâmica imobiliária e de construção civil existente no concelho».

Mas também outros trabalhadores estão a reforçar as equipas municipais: «é o caso de engenheiros, na área das obras municipais, jardineiros, calceteiros e outros assistentes operacionais para garantir um espaço público cuidado e seguro», prossegue a edilidade.

Outra área que viu reforçada a sua equipa foi a fiscalização municipal.

Já na educação, «área prioritária na gestão municipal», foi reforçado o pessoal não docente «para garantir um bom ambiente e segurança no meio escolar».

Segundo a autarquia, «também a pensar no impacto desta crise de saúde pública», a área social também tem recebido novos trabalhadores, tal como a proteção civil ou os bombeiros municipais.

Nestes dois últimos casos, prossegue a Câmara de Loulé, «não é alheia ainda a preocupação crescente com a questão dos fogos florestais, não só em termos de vigilância, ao longo do ano, mas também em termos de primeira intervenção/combate, nos meses de Verão».

O município lembra ainda que passou a ter este ano competências acrescidas na área da saúde, em virtude da transferência da administração central para a local, «pelo que também aqui há uma necessidade de pessoal para operacionalizar as novas funções da Câmara Municipal de Loulé, por exemplo nos centros de saúde».

Ao longo dos últimos anos, segundo a autarquia louletana, «tem-se verificado um número significativo de funcionários que se aposentaram ou que estão a atingir a idade da reforma pelo que os responsáveis municipais consideram ser fundamental este processo de reforço e rejuvenescer gradual dos seus quadros».

«Durante a crise financeira de 2011-2013, o número de trabalhadores da autarquia de Loulé caiu bastante e mesmo atualmente o quadro de pessoal ainda se encontra aquém do que era antes de 2011», destaca a Câmara Municipal.

«Neste momento, mais do que nunca, todos nós percebemos que reforçar os serviços públicos é garantir o acesso da população a áreas fundamentais como a saúde, a edução, a ação social ou a proteção e socorro. É por isso que o Município de Loulé assume esse desiderato de continuar a reforçar e melhorar o serviço que presta ao cidadão, com políticas de recrutamento de novos colaboradores», esclarece Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé.

 



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