Alunos de Albufeira, Faro e Olhão representam o Algarve no Parlamento dos Jovens

Sessão Distrital decorreu na terça-feira, dia 9

Ana Taís Silva e Bárbara Fernandes, da Escola Secundária João de Deus, em Faro, Francisco Fernandes Marreiros (Porta – Voz do Distrito de Faro) e Diogo Miguel Ventura Simão, da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, de Olhão e Bruno Barreto e Catarina Silva, da Escola Secundária de Albufeira, serão os representantes do Algarve na Sessão Nacional do programa “Parlamento dos Jovens 2019/2021” do ensino Secundário, que vai decorrer a 14 e 15 de Junho na Assembleia da República, em Lisboa.

Estes jovens foram escolhidos na Sessão Distrital desta iniciativa, que teve lugar a 9 de Março, por videoconferência e onde foi discutido o tema “Violência Doméstica e no Namoro: Como garantir o respeito e a igualdade”.

Nesta reunião participaram os 30 alunos que haviam sido previamente eleitos para disputar a fase regional desta iniciativa da Assembleia da República, em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que visa «incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política».

 

 

Os jovens que estiveram na sessão representaram nove escolas do Algarve, nomeadamente a escolas Profissional Cândido Guerreiro – CIPRL (Alte – Loulé), Secundária João de Deus (Faro), Secundária Manuel Teixeira Gomes (Portimão), Secundária Drª Laura Ayres (Quarteira – Loulé), Secundária Júlio Dantas (Lagos), Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes (Olhão), Escola Secundária de Albufeira, Escola Secundária Tomás Cabreira (Faro) e Escola Secundária de Loulé.

No final, foram aprovadas «medidas que os jovens do Algarve propõem que sejam tidas em consideração pela Assembleia da República».

«Mais uma vez os jovens Algarvios demonstraram uma grande capacidade de intervenção, de reflexão e de espírito crítico na defesa das suas ideias, denotando já uma maturidade muito apreciável», realçou o IPDJ.

Além dos 30 alunos, a Sessão Distrital contou com a presença de Custódio Moreno diretor regional do Algarve do IPDJ, de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, e de Cristóvão Norte, deputado à Assembleia da República eleito pelo Algarve, «que no início da sessão respondeu a perguntas, colocadas pelos jovens deputados, sobre as atribuições e o funcionamento do Parlamento».

 

 



Comentários

pub