Alunos da Universidade de Évora leem Mensagem de Helen Mirren no Dia Mundial do Teatro

Iniciativa é promovida pela Direção Regional de Cultura do Alentejo

A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) assinala o Dia Mundial do Teatro, que tem lugar este sábado, 27 de Março, promovendo a leitura, a três vozes, da Mensagem de Helen Mirren (Reino Unido), atriz de teatro, cinema e televisão, com a colaboração do Mestrado e Licenciatura em Teatro/Artes Cénicas, da Escola de Artes da Universidade de Évora.

«A Mensagem para 2021 incide sobre a resiliência dos profissionais das artes e a sua capacidade, resistência e coragem para sobreviverem à pandemia», salienta a DRCAlentejo.

«Gheysla Nascimento, estudante de Mestrado, Fabrisio Canifa e Constança França, estudantes de Licenciatura, chegam-nos de diferentes latitudes onde a língua portuguesa se torna palavra. Foi o desejo de Teatro que os conduziu ao Alentejo. Foi o amor ao Teatro que hoje aqui os juntou – da forma possível em tempos tão duros – reafirmando que mal podem esperar … e não vão (des)esperar!», acrescenta aquela Direção Regional.

O vídeo pode ser visualizado na página da DRCAlentejo na internet, clicando aqui.

Uma das iniciativas mais importantes que assinalam o Teatro, a 27 de março, é a circulação da Mensagem Internacional criada para o efeito, através da qual, a convite do International Theatre Institute, entidade que instituiu o Dia Mundial do Teatro, uma figura de reconhecido mérito partilha mundialmente as suas reflexões sobre o tema do Teatro e da Cultura da Paz.

A mensagem deste ano foi traduzida para língua portuguesa por Ricardo Simões, encenador e diretor artístico da companhia de Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

 

 
 



Comentários

pub