União de Freguesias de Faro instala caixas-ninhos e abrigos de insetos

Junta quer «despertar a consciência ecológica dos cidadãos»

A União das Freguesias de Faro (UFF) está a instalar meia centena de caixas-ninho para aves e abrigos para insetos polinizadores nos jardins da cidade.

A colocação de caixas-ninho, «para além de procurar despertar a consciência ecológica dos cidadãos, tem como objetivo proporcionar uma zona de nidificação e de abrigo para a avifauna de modo a contribuir para a biodiversidade em meio urbano», segundo a UFF.

Quanto aos abrigos de insetos, servirão «abrigar insetos polinizadores, como as joaninhas, borboletas e sirfídeos, criando condições para se reproduzirem, protegerem e invernar».

 

 

De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «estes insetos, como todos sabemos, são fundamentais para a polinização das plantas e consequentemente são agentes de especial relevância para o equilíbrio do ecossistema».

O autarca considera importante «sensibilizar a comunidade farense para a necessidade da conservação da biodiversidade como sendo um dos principais motores do desenvolvimento sustentável e para a existência de uma boa qualidade ambiental urbana».

Com este projeto, a junta visa «reforçar a informação e sensibilização sobre a importância da biodiversidade junto da comunidade, criar espaços adequados de abrigo e nidificação para aves, sensibilizar para as boas práticas ambientais e contribuir para a proteção e promoção da diversidade das espécies de aves e insetos polinizadores».

Fotos: União de Freguesias de Faro

 



Comentários

pub