Portimão “confina” Março Jovem para o levar a casa dos portimonenses

Programa decorre ao longo de todo o mês, com atividades exclusivamente online

O Março Jovem regressa a Portimão em 2021, depois de um ano de interregno devido à pandemia, numa versão “confinada” do evento, em que serão as atividades a ir ter com os jovens portimonense, em suas casas.

Mesmo com as necessárias restrições, a Câmara de Portimão promete «31 dias intensos, envolvendo a juventude portimonense e as entidades parceiras locais num programa virtual recheado de motivos de interesse e inúmeras propostas, em áreas tão importantes como a solidariedade social, o empreendedorismo, a prevenção, o desporto, a formação, a cultura e a saúde».

O programa inclui «inúmeras atividades diárias», que começam logo no dia 1 de Março, segunda-feira, com a apresentação das linhas mestras do evento, no vídeo de abertura oficial do Março Jovem 2021, disponível a partir das 16h00 desse dia nas páginas oficiais de Facebook e Instagram do Município de Portimão.

É também no primeiro dia de Março que arranca o desafio digital do Museu de Portimão “A Voz dos Avós”. Esta iniciativa, que durará o mês inteiro, «pretende diminuir a distância entre avós e netos, resgatando as memórias dos mais idosos».

«A ideia é que cada participante crie um vídeo no telemóvel, com um máximo de 3 minutos, que reflita as memórias e conhecimentos partilhados pelos avós, seja contando histórias do seu passado, seja mostrando fotografias antigas ou explicando um saber, como plantar uma flor, fazer crochet, cozinhar fatias douradas, construir carrinhos de lata, fazer óculos de cascas de laranja, ou outras coisas engraçadas», segundo a Câmara de Portimão.

O envio dos vídeos, que serão depois publicados nas redes sociais e no Youtube da Câmara, deve ser feito para o email [email protected] via Wetransfer. Esclarecimentos adicionais podem ser obtidos através do telefone 282 405 232.

Também de 1 a 31 de Março, os alunos do Ensino Secundário podem enviar sugestões livres ao concurso “Proteção Civil, os Agentes e os Riscos”, sob a forma de desenho, pintura, escultura, fotografia ou outro suporte.

Os jovens são convidados a expressar como encaram a proteção civil, sendo divulgado no mês de Abril o trabalho vencedor.
Mais informações sobre esta iniciatiava podem ser obtidas através do telefone 282 470 734 ou para o email [email protected], «endereço a utilizar no que toca ao envio das propostas».

 

 

No dia 3 de Março, decorre o workshop “Atelier de Reciclagem – Uma bolsa para as nossas máscaras”, com Cristina Honório, animadora do GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, e onde se aprenderá a fazer uma bolsa para guardar as máscaras em segurança, reutilizando matérias-primas existentes em casa. A iniciativa começa às 11h00 e pode ser acedida através deste link.

O programa prossegue, no dia 5, com a sessão online “Ética e Valores no Desporto”, dirigida a alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, com limite de 300 participantes. Os interessados devem inscrever-se através dos emails [email protected] ou [email protected].

No dia a seguir, os jovens portimonenses terão a oportunidade de visitar o armazém do Banco Alimentar contra a Fome do Algarve localizado em Portimão sem sair de casa.

Nos dias 10, 17, 24 e 31 de Março, sempre a partir das 15h00, decorrerão ações sobre prevenção primária do uso de drogas nas escolas, a cargo do Luís Norte, coordenador da equipa de intervenção direta do GRATO e psicólogo clínico.

Cada dia será destinado a um grupo específico, com o seguinte calendário: dia 10 – 12 aos 15 anos; dia 17 – 16 aos 25 anos; dia 24 – professores; dia 31 – associações de pais.
Informações complementares podem ser solicitadas pelo email [email protected].

Nos dias 12, 13, 19, 20 e 26 de Março realiza-se o workshop online “VideoLab – Iniciação ao Vídeo”, que facultará noções básicas na área do audiovisual e «requer conhecimentos mínimos de informática e meios digitais». Limitada a 12 participantes, a ação é organizada pelo IPDJ, devendo as inscrições ser feitas pelos emails [email protected] ou [email protected].

Quem também se vai associar ao Março Jovem é a StartUp Portimão, que disponibilizará com jovens empreendedores no seu Instagram nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 Março, sempre às 18h00.

No dia 12, às 15 horas, será promovida uma visita virtual em direto às instalações da incubadora de empresas do Município, localizadas no Autódromo Internacional do Algarve. As inscrições devem ser feitas para o email [email protected].

A música também terá lugar no programa, neste caso a dia 13, com a apresentação do espetáculo “Acústico D’Aço”, dos Giletes D’Aço, que pode ser visto a partir das 21h00 no Facebook da Câmara.

Já o workshop on-line “Onde deixei os meus óculos”, por Margarida Ferreira, que se debruçará sobre o que é a demência e a doença de Alzheimer, pode ser acompanhado nos 15 e 22 de Março, às 10h30.

No dia 17 de Março, às 10h00, será apresentado o livro “StartIUPI – Fazer coisas”. A moderação estará a cargo de Teresa Preto e dos autores da obra, Luís Matos Martins e Fernando Mendes, devendo as inscrições e o pedido de mais informações ser feitos pelo email [email protected].

O Março Jovem 2021 contará, igualmente, com sessões online «para todos os gostos e áreas de interesse», a primeira das quais no dia 16, sobre o tema “Namorar com Fair Play” (10h30, 11h30, 14h30 e 15h30). O público-alvo são os alunos do 3º Ciclo e do Secundário, que se devem inscrever em [email protected] ou [email protected].

Também haverá sessões online sobre “A importância das Eleições Autárquicas e da Representatividade Local” (dia 20), “Navegas em Segurança? Privacidade Online” (dia 23, às 14h30 e 16h30) e “Navegas em Segurança? Cyberbulling e Discurso de Ódio” (30 de Março, às 14h30 e 16h30).

A saúde estará em foco no dia 18, com a realização do “A saúde dos jovens em tempos de pandemia: alimentação, novas tecnologias e outras preocupações”, a cargo da psicóloga clínica Rosário Carmona e da nutricionista Inês Sequeira.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia pelo email [email protected].

Ainda na área da saúde, será publicado no dia 20  o vídeo “O VIH”, por iniciativa do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida, no qual se aborda um dos principais flagelos sociais das últimas décadas do século XX.

Outra das atividades previstas é uma campanha de recolha de alimentos (leite, fruta, pão, cereais, café, chá, sumos, chocolate em pó, bolachas, compotas, tostas, bolos e frutos secos, entre outros) que acontecerá entre os dias 29 e 31, destinada à confeção do Lanche Take-away Solidário com que serão presenteados os beneficiários da Associação para o Planeamento da Família – Projeto Rio.

O local de entrega de bens alimentares naqueles dias é o Centro DUAL Portimão, situado na Rua Jaime Palhinha, Edifício Portimar, entre as 10h00 e as 17h00.

Os jovens portimonenses terão, igualmente, oportunidade de a participar na Assembleia Digital Março Jovem Mypolis, que tem lugar a partir das 15h30 do dia 29, «durante a qual serão analisadas as propostas submetidas até 25 de Março, sob o tema “Ativar a Juventude Portimonense”».

«Para o efeito, todas as associações de estudantes são convidadas a contribuir no sentido de ajudar os alunos a construir as suas propostas, que ficarão disponíveis na plataforma TEAMS da comunidade Mypolis Portimão», segundo a Câmara.

 



Comentários

pub