Pandemia debatida na Assembleia Intermunicipal do Algarve

Saúde e economia foram os enfoques da reunião temática “A situação epidemiológica no Algarve, as medidas adotadas e os respetivos impactos na Região”

Representantes dos diferentes grupos partidários da Assembleia Municipal do Algarve reuniram-se por vídeoconferência para fazer um ponto de situação da pandemia na região.

A reunião teve como tema “A situação epidemiológica no Algarve, as medidas adotadas e os respetivos impactos na Região”, com enfoque nos setores da saúde e a economia.

Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, foi convidado a participar e falou da evolução epidemiológica na região.

«Foi feito um balanço na área da saúde, nomeadamente quanto ao número de camas disponíveis, o número de novas infeções, a abertura de mais áreas de testagem, as infraestruturas que estão a ser utilizadas para apoio a doentes e as que estão preparadas para entrar em funcionamento, caso a situação assim o justifique», segundo a AMAL.

Também foi abordado o Plano de Vacinação no Algarve e o seu andamento.

«Na área da Economia foi realçada a necessidade urgente do reforço dos apoios económicos para a região, tendo sido destacada a importância da concretização do Plano de Recuperação Económica do Algarve, já em elaboração, com vista a desenhar uma estratégia regional de combate aos efeitos provocados pela pandemia na economia da região», segundo a comunidade intermunicipal.

Os representantes dos Grupos Intermunicipais aproveitaram, ainda, para destacar «o papel fundamental da Rede Investalgarve – Rede Regional de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Social, criada em 2015, que pretende reforçar a capacidade empresarial das PME da região e constitui um sistema de resposta, em rede, para o estímulo ao empreendedorismo, ao investimento e ao espírito empresarial», neste fase de pandemia.

A próxima reunião dos Grupos Intermunicipais está prevista para Maio e terá como tema: “A situação económica e social do Algarve resultante da COVID-19 e as medidas de estímulo contempladas no programa “NextGenerationEU” para a Região”. Contará com a presença do Presidente da CCDR do Algarve, José Apolinário.

A Assembleia Intermunicipal é um órgão da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve constituído por 56 membros das 16 Assembleias Municipais algarvias, representando os partidos eleitos de forma proporcional.

Dentro dela, existem os denominados Grupos Intermunicipais, que juntam elementos eleitos pelos mesmo partido ou coligação.

 

 



Comentários

pub