Jornada de Luta da CGTP-IN terá iniciativas em Faro

«O Algarve tem sido a região do País mais afetada, do ponto de vista económico e social, em consequência da pandemia da Covid-19»

A Jornada Nacional de Luta promovida pelo CGTP-IN para o dia 25 de Fevereiro, com o Lema “Confiança, Determinação e luta por um Portugal com Futuro”, inclui uma concentração de trabalhadores em Faro e outras iniciativas.

A União de Sindicatos do Algarve, ligada à CGTP-IN, salienta que «o Algarve tem sido a região do País mais afetada, do ponto de vista económico e social, em consequência da pandemia da Covid-19, com enorme redução da atividade económica, aumento brutal do desemprego e ataque generalizado aos direitos dos trabalhadores».

Segundo os sindicalistas, «na base desta fragilidade económica e social da região, encontra-se o modelo de desenvolvimento regional, afunilado num único setor de atividade, o Turismo».

Por isso, a Jornada Nacional de luta da CGTP irá ter expressão regional. De manhã, através de «múltiplas e diversificadas ações», que se desenvolverão em distintos locais de trabalho dos sectores público e privado, com particular destaque para os sectores do Comércio, Hotelaria e Turismo e Administração Pública.

À tarde, através de uma concentração de trabalhadores, que se realizará a partir das 15 horas, no relvado entre o Teatro Municipal e a loja Seaside, em Faro.

Nesta Jornada de Luta, «os trabalhadores irão fazer ouvir a sua voz na afirmação de que os seus direitos não estão suspensos e que não vão permitir que o patronato os atropele», bem como que «os direitos laborais e os Contratos Coletivos de Trabalho estão em vigor e são para cumprir».

«A luta vai continuar contra o desemprego, pela garantia do emprego, pelo pagamento da totalidade dos salários e pelo cumprimento integral dos direitos dos trabalhadores de empresas que recorrem a medidas de apoio no quadro da epidemia e por adequadas medidas de proteção sanitária nas empresas e locais de trabalho», conclui a União de Sindicatos.

 

 


Comentários

pub