Estado do mar na costa ocidental vai agravar-se a partir deste sábado

Ondas podem atingir 7 a 12 metros

Temporal – Foto: Nelson Inácio | Sul Informação (arquivo)

A previsão do vento e do estado do mar aponta para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para a costa oeste de Portugal continental, entre a madrugada de amanhã, dia 6 de Fevereiro, e as 18h00 de quarta-feira, dia 10, avisaram a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha.

A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 12 metros, com período médio entre os 10 e os 14 segundos.

O vento poderá registar uma intensidade média superior a 70km/h e rajadas superiores a 110km/h, provenientes do quadrante Noroeste.

Devido ao temporal previsto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou toda a faixa ocidental dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Leiria e Coimbra sob aviso Amarelo.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha recomendam a toda a comunidade marítima que «adote um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras, e redobre os cuidados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar, devendo também reforçar a amarração das embarcações atracadas e fundeadas».

À população em geral, aquelas entidades relembram que está em vigor «um dever geral de recolhimento domiciliário, pelo que as pessoas devem permanecer em casa, em segurança, não se expondo desnecessariamente ao risco».

 

 


Comentários

pub