Cobertura de internet fixa de alta velocidade no Algarve e Alentejo está (muito) abaixo da média

Cobertura de fibra ótica também é muito inferior à média

Fibra ótica

O Alentejo, com 71,2%, e o Algarve, com 71,6%, são as duas regiões do país com a taxa mais baixa de cobertura de internet fixa de alta velocidade, segundo dados divulgados pela ANACOM, relativos ao 3º trimestre de 2020. De acordo com este dados, o Alentejo e o Algarve estão bem abaixo da média nacional, que se cifra nos 87%.

Se falarmos só de cobertura por fibra ótica, a cobertura no Algarve e no Alentejo também é bem inferior à média do resto do país. No Algarve, apenas 62,1% dos alojamentos podem instalar serviços suportados nesta tecnologia, enquanto no Alentejo a percentagem é de 69,7%.

A média nacional é de 83% de cobertura.

Já no que diz respeito à outra tecnologia que permite internet de alta velocidade, com cabo coaxial, a cobertura, no 3º trimestre de 2020, era, no Alentejo, de 31,4%, e, no Algarve, de 53,7%. A média nacional cifra-se nos 59,4%.

Apesar destes números, a ANACOM realça que a situação melhorou bastante em relação ao ano anterior, uma vez que houve um «crescimento do número de alojamentos cablados» que foi de 8,1% no Algarve e 7,4% no Alentejo, «regiões onde a cobertura de redes de alta velocidade se aproximou da média nacional, reforçando-se assim a coesão territorial».

A nível nacional, a ANACOM estima que, no terceiro trimestre de 2020, «no mínimo, cerca de 5,5 milhões de alojamentos estavam cablados com
uma rede de alta velocidade, mais 4,2% que no mesmo trimestre do ano anterior».

O crescimento verificado, «apesar de significativo, é inferior ao registado há um ano (5,4%). A cobertura das redes de alta velocidade foi de 87%, mais 3,3 pontos percentuais (p.p.) que no final do 3T2019», conclui a ANACOM.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 



Comentários

pub