«Temos tido situações complicadas» nos lares de idosos

Há 57 casos confirmados no Lar de Santa Maria, em Tavira

Os lares de idosos do Algarve têm tido «situações complicadas» devido à Covid-19 e é essa a «primeira preocupação» das autoridades realçou, esta sexta-feira, Ana Cristina Guerreiro, delegada de regional de Saúde, na conferência de imprensa de atualização da situação epidemiológica.

«Os idosos são sempre a nossa primeira preocupação. Temos tido muitas situações de ameaça, em que, seja através da investigação epidemiológica, seja através da testagem, que resulta do protocolo com o Algarve Biomedical Center, é detetado um ou outro profissional com teste positivo».

Isso implica «uma testagem a todos os residentes e profissionais e temos tido situações complicadas», adiantou Ana Cristina Guerreiro.

A delegada regional de Saúde fez um ponto de situação da situação nos lares do Algarve, sendo que o lar da Paróquia de Santa Maria, de Tavira, é aquele que tem o maior número de infetados, com um total de 57 casos e é uma das situações que está a causar maior preocupação.

Neste caso, entre os utentes infetados, 43 permanecem no lar e 9 estão internados em hospitais, revelou Ana Cristina Guerreiro.

Em Albufeira, há dois surtos em lares, mas no caso do Lar São Vicente não se trata de um lar de idosos, mas de um lar residencial destinado a jovens e adultos portadores de deficiência.

Nesta instituição, foram detetadas 44 infeções. Já no Centro de Dia do Roseiral, também pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, há 36 casos confirmados da doença, 30 entre utentes e 6 entre funcionários.

Há ainda um surto numa Unidade de Cuidados Continuados, a da Quinta de São Sebastião, em Algoz, no concelho de Silves, que já foi responsável por 43 casos, 30 entre utentes e 13 entre funcionários.

em Lagos, o surto no Lar Rainha Dona Leonor soma um total de 34 casos confirmados de Covid-19, sendo que, nesta situação, que já foi detetada há algumas semanas, a situação já está estabilizada.

Além das situações, Ana Cristina Guerreiro adiantou que se estão a aguardar ainda resultados de testes em vários lares.

«No geral, a situação nos lares está a ser acompanhada, mas não podemos dizer que está controlada», realçou.

A delegada regional de Saúde fez ainda um ponto de situação sobre o surto no Hospital de Lagos, que «tem criado alguma preocupação e onde já faleceram pessoas na sequência da contração da doença. São pessoas que já estavam doentes e com a Covid ficam ainda mais fragilizadas», concluiu.

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub