Nova edição do DiVaM abre candidaturas com o tema “Património, Comunidade e Inclusão”

«Assumindo que o Património deve ser, acima de tudo, um projeto de cidadania e que não pode estar desfasado das pessoas, pretende-se construir uma programação cultural»

Ruínas Romanas de Milreu, Estoi (Faro) – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação – Arquivo

“Património, Comunidade e Inclusão” é o tema da edição deste ano do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, cujas candidaturas estão abertas até 28 de Fevereiro.

Devido à situação provocada pela pandemia da Covid-19, este ano a Direção Regional de Cultura do Algarve considera a atribuição de um apoio a título extraordinário, onde são elegíveis as despesas correntes da estrutura, desde que devidamente justificadas, até ao montante máximo de 15 % do apoio total concedida.

«Assumindo que o Património deve ser, acima de tudo, um projeto de cidadania e que não pode estar desfasado das pessoas, pretende-se construir uma programação cultural que promova um verdadeiro e honesto diálogo entre as comunidades e os monumentos», diz a Direção Regional.

«Porque o património só pode ser efetivamente valorizado se tiver uma real significância no quotidiano e na vida das suas comunidades, e por se entender que o “espírito do lugar” pode ser continuamente redescoberto, se existir uma verdadeira inclusão das comunidades no processo de construção patrimonial, colocam-se algumas questões que importa dar resposta: O que nos dizem as pessoas que aí vivem sobre estes monumentos e a sua História? Partilham dos mesmos discursos? Que outras histórias e memórias terão para contar?», acrescenta.

Qual a ligação pessoal e emocional das pessoas com estes testemunhos patrimoniais materiais e imateriais? Qual o verdadeiro papel das comunidades patrimoniais no processo de gestão e valorização patrimonial? Quais as narrativas que a partir daí se podem construir, para além do «discurso patrimonial autorizado? Estes são outras das perguntas.

Reforçando o propósito iniciado em anos anteriores, pretende-se continuar a promover os princípios basilares da «Convenção de Faro» com a participação ativa das comunidades envolventes no processo de desconstrução e construção patrimonial, colocando as pessoas e os valores humanos no cerne da questão.

Tendo «Património, Comunidades e Inclusão» como tema central do DiVaM 2021 e apelando à inclusão das comunidades no processo de construção de novos projetos culturais, convidam-se todas as associações culturais da região algarvia, à apresentação de candidaturas para a programação do DiVaM 2021.

As Regras de Candidatura e Apoio estão disponíveis aqui, enquanto o formulário está disponível aqui .

 



 

 

 

Comentários

pub