Faro lança portal do associativismo

Segundo a autarquia, «esta é também uma plataforma de aproximação e transparência entre as associações e a Câmara Municipal

A Câmara de Faro lançou, esta quarta-feira, 20 de Janeiro, um portal dedicado ao associativo. Trata-se de uma ferramenta digital que vai permitir o registo eletrónico de todas as associações e a sua comunicação com a Câmara e comunidade.

Segundo a autarquia, «esta é também uma plataforma de aproximação e transparência entre as associações e a Câmara Municipal pois ali fica registada toda a comunicação estabelecida, bem como todos os pedidos de apoio efetuados à municipalidade – incluindo toda a tramitação dos processos de candidatura aos apoios ao associativismo».

Além disso, «o novo portal irá facultar a cada associação a possibilidade de fazer a gestão da sua própria página web, comunicando mais assertivamente com os seus associados e divulgando as suas iniciativas e atividades junto de todos os cidadãos que também terão acesso a esta ferramenta de modo gratuito».

Por seu lado, os munícipes têm à distância de um clique uma janela aberta com toda a informação útil sobre o movimento associativo. Isso inclui o acesso às associações registadas no portal, aos seus contactos, planos de atividade, imagens e demais informação que a entidade pretenda disponibilizar.

Através da plataforma é possível igualmente estabelecer comunicações com as coletividades e tomar conhecimento de todas as atividades e notícias que são por elas desenvolvidas.

O utilizador passa a receber ainda, se o desejar, notificações e avisos por correio eletrónico sobre a realização de iniciativas mediante os critérios que pretenda definir: por localização da associação, sua área de atividade, data da informação ou outros.

De resto, este ano as candidaturas ao Regulamento de Apoio ao Associativismo do Concelho de Faro da área social e bem-estar animal já irão realizar-se exclusivamente através desta plataforma, em modo de projeto-piloto, procedimento que, no futuro, será estendido às restantes áreas de atuação – cultura, desporto e juventude cujas candidaturas, por agora, ainda se fazem pela via tradicional.

Em todos os casos, as candidaturas estão abertas até ao dia 26 de Fevereiro.

Para Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, este passo era importante: «o Município de Faro tem procurado honrar, ao longo dos anos, o seu desígnio de apoiar e promover as atividades desenvolvidas pelas entidades aqui sediadas, no estrito cumprimento da Lei e no pleno reconhecimento do assinalável esforço, dedicação, empenho e abnegação que caracterizam o nosso movimento associativo que, nunca é de mais lembrá-lo, continua diariamente a contribuir de forma decisiva, insubstituível e inestimável para o desenvolvimento social, cultural e desportivo das gerações farenses».

Com a implementação desta medida, Rogério Bacalhau pretende também enfatizar as premissas de transparência e objetividade «que sempre devem presidir a estas relações» e que, segundo o edil, a autarquia vem fortalecendo sem cedências desde que, em 2016, «criámos um regulamento para estes apoios, dando critérios materiais e objetivos para a atribuição dos dinheiros públicos».

 

 



Comentários

pub