CCMAR organiza conferência internacional online com 400 participantes

A conferência “ASSEMBLE Plus Conference 2021 – Marine biological research at the frontier” decorre até 29 de Janeiro

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve (UAlg) organiza, a partir desta segunda-feira, 18 de Janeiro, uma conferência internacional online que junta 400 participantes. 

A conferência “ASSEMBLE Plus Conference 2021 – Marine biological research at the frontier” decorre até 29 de Janeiro, juntando cientistas, representantes da indústria e decisores políticos, numa partilha de experiências, conhecimentos e oportunidades para se estabelecerem parcerias.

«O programa inclui convidados de peso, palestrantes que participaram no programa ASSEMBLE Plus, mesas redondas e demonstração dos serviços prestados pelas várias infraestruturas marinhas da rede ASSEMBLE Plus», diz o CCMAR, em nota de imprensa.

«As demonstrações incluem os mais recentes avanços em termos de biologia marinha e ecologia, tecnologias state-of-the-art disponíveis nas estações marinhas e institutos, explicação de como aceder a recursos biológicos e infraestruturas, como melhorar os serviços prestados e qual o impacto dos mesmos na indústria e sociedade», acrescenta.

Esta será também «uma oportunidade para realçar a investigação levada a cabo pelo ASSEMBLE Plus nas áreas de observatórios de genómica, bancos de criopreservação de organismos marinhos, genómica funcional, instrumentação e mergulho científico».

Os participantes nesta conferência terão ainda oportunidade de participar em encontros business-to-business, de forma a fomentar o networking, além de acesso a uma plataforma de marketplace, onde podem apresentar os seus próprios produtos e serviços, procurar parceiros estratégicos para projetos e/ou investimentos.

A “ASSEMBLE Plus Conference 2021” vai decorrer online, sendo um grande desafio para todos os participantes e comunidade científica. No entanto, «é uma oportunidade que nos permite chegar a uma audiência mais ampla e que tem um impacto menor no ambiente, pois não se realizam viagens», afirma Nicolas Pade, diretor executivo do EMBRC e coordenador do projeto ASSEMBLE Plus.

No decorrer da conferência irão ser partilhadas «novas ferramentas desenvolvidas para organismos-modelo, sistemas experimentais inovadores, técnicas de investigação e o apoio à ciência desenvolvida dentro do campo biológico marinho. Também mostraremos ao longo do evento muitas das instalações que podem ser acedidas em várias organizações de investigação em toda a Europa», explica.

«Este evento permite não só discutir sobre o futuro das infraestruturas da Europa, mas também alargar as relações dos investigadores com os decisores políticos, que muito têm contribuído com dados científicos para melhorar a tomada de decisões», conclui Nicolas Pade.

 

 



Comentários

pub