Câmara de Faro classifica instalações da RTP como Conjunto de Interesse Municipal

Classificação acontece pouco mais de um ano depois do processo ter tido início, por proposta do PS

Foto: Rodrigo Damasceno|Sul Informação

As instalações da RTP na capital algarvia foram classificadas como Conjunto de Interesse Municipal, na Reunião de Câmara de Faro de ontem, dia 18, naquele que foi o culminar de um processo iniciado em 2019, por proposta do PS, que mereceu o apoio da coligação de direita, em maioria neste órgão autárquico farense.

Os quatro vereadores socialistas da Câmara de Faro vieram hoje a público afirma a sua «grande satisfação» por ver aprovada «a classificação do “Conjunto Urbano formado pelo Recinto de proteção à antena, Edifício do Centro Emissor e Edifícios Anexos”».

«Desta forma, ficará garantido o relevante património material e imaterial associado à RTP, único na história da comunicação e informação em Portugal», enquadraram os socialistas farenses.

Afinal, o pedido de classificação feito há mais de um ano pelos vereadores do PS deveu-se a um conjunto de circunstâncias «que colocavam em risco a integridade e perenidade das instalações da RTP em Faro (uma vez que se localizam num terreno sobre o qual tem recaído intenção de venda por parte da RTP)».

Na altura, os socialistas defenderam que o edifício da RTP Faro, localizado no Campo Senhora da Saúde, junto à Avenida Calouste Gulbenkian, «apresenta um valor cultural relevante para o Município de Faro, não só pelas suas características arquitetónicas (no que concerne ao valor dos materiais e estético e porque retratam uma época, dos anos 50), mas também porque o Edifício da RTP Faro é portador de valores simbólicos, uma vez que constitui uma testemunha notável de vivências e factos históricos da comunicação e informação regionais».

Tendo isto em conta, dizem os socialistas, «foi imperioso propor a sua especial proteção e valorização».

A proposta acabou por ter o aval e o voto a favor dos outros cinco membros do executivo, todos eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT e entre os quais se conta o presidente da Câmara Rogério Bacalhau.

Desde o dia 7 de Outubro de 2019, em que a proposta de início do processo de classificação foi aprovada, os vereadores do PS, persistiram «no desenvolvimento e conclusão de todo o procedimento».

«A RTP é a empresa com mais história e tradição na comunicação e informação em Portugal, tendo sido fundada em 1935 com o nome de Emissora Nacional e iniciado as primeiras emissões regulares de rádio em 1935 e as de televisão em 1957. No sul do país, o Estado decidiu avançar, em finais de 1947, com a instalação em Faro do Emissor Regional do Sul da Emissora Nacional (depois de Lisboa, Porto e, conjuntamente, com Coimbra), em terrenos cedidos pelo Município de Faro, concretizando-se a sua instalação e entrada em funcionamento nos anos 50, primeiro que o de Coimbra. A RTP tem tido a importante missão da prestação do serviço público de comunicação e informação e de divulgação da língua portuguesa no mundo, chegando a um vasto e heterogéneo público e cobrindo alargados segmentos de população portuguesa, em Portugal e no Mundo», concluíram os socialistas.

 

 



Comentários

pub