Albufeira entregou ventilador, ecógrafos e videolaringoscópio ao CHUA

Equipamento custou 62 mil euros

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, entregou, esta sexta-feira, 1 ventilador, para o Hospital de Faro, 3 ecógrafos portáteis, dois deles destinados a viaturas da VMER e um para o Serviço de Urgência Básica de Albufeira e ainda um videolaringoscópio, também para utilização nesta unidade.

O equipamento custou cerca de 62 mil euros e «vem reforçar a capacidade de intervenção dos serviços de saúde e é essencial para salvar vidas nesta fase de agravamento da pandemia», realça a Câmara de Albufeira.

O ventilador que se destina à utilização da UCI do Hospital de Faro é, destaca a autarquia, «um equipamento de alta tecnologia, essencial na resposta à recuperação dos doentes críticos internados e que vem juntar-se aos três ventiladores móveis oferecidos anteriormente pelo Município de Albufeira no início da pandemia».

Um desses ventiladores está em serviço no Centro de Saúde de Albufeira, enquanto os restantes estão instalados nas 2 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER), que atuam na área geográfica entre os concelhos de Faro e Albufeira.

Em relação ao videolaringoscópio, a Câmara de Albufeira explica que se trata de «um equipamento que serve para visualizar e auxiliar na
colocação de dispositivos nas vias aéreas, e irá ficar instalado no SUB de Albufeira, reforçando o apoio à sua capacidade de intervenção».

Quanto aos três ecógrafos, um irá servir o SUB de Albufeira, outro será instalado na VMER de Albufeira e o último será colocado na VMER de Faro, pois são os veículos de intervenção médica, em contexto pré-hospitalar, que atuam e servem o concelho de Albufeira.

A Câmara de Albufeira destaca que «a grande vantagem destes equipamentos passa pela sua portabilidade: são pequenos, facilmente transportáveis e colocados onde são necessários, nomeadamente numa viatura de emergência médica com mobilidade. O aparelho, que é utilizado para fazer ultrassonografia pulmonar, método rápido de avaliação do diagnóstico de doentes com pneumonia grave Covid-19, permite distinguir precocemente os casos mais graves e letais dos menos graves, possibilitando uma orientação e tratamento mais eficaz».

José Carlos Rolo «estava muito satisfeito e orgulhoso com mais esta aquisição», realçando que que «num momento em que a pandemia se agravou substancialmente e qualquer um de nós pode ser infetado pelo vírus que provoca a Covid-19, ter um meio de diagnóstico rápido e
eficaz pode fazer toda a diferença».

José Carlos Rolo fez questão de sublinhar que se trata de «um sistema pioneiro», uma vez que estas duas viaturas VMER irão ser as primeiras a nível nacional a dispor deste tipo de equipamentos.
 

 
Os ecógrafos portáteis, explica a autarquia, «permitem às equipas médicas, onde quer que estejam, fazer um diagnóstico rápido e enviá-lo remotamente para o serviço de urgência que irá receber o doente. A sua utilização no serviço pré-hospitalar ou numa unidade de saúde evita a deslocação dos doentes infetados para a realização de exames como a TAC, que tem radiação e é mais demorada, evitando o
contágio a outros doentes».

Os exames «são realizados junto ao doente no local onde se encontra, na urgência, num contexto de intervenção pré-hospitalar ou mesmo no domicílio por ser um equipamento portátil. Faz avaliação da função cardíaca dos pacientes infetados, controla o acesso vascular central e a entubação dos doentes. Permite, ainda, realizar a ecografia FAST para identificar eventuais hemorragias nos órgãos vitais».

Além de José Carlos Rolo, estiveram presentes na entrega dos equipamentos Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Proteção Civil, e os técnicos do Serviço de Saúde e Segurança no Trabalho do Município.

Já o Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) esteve representado por Horácio Guerreiro, diretor clínico, e por Patrícia Rego e Paulo Neves, vogais executivos.

Pela parte dos serviços do CHUA estiveram presentes Dulce Gomes, administradora hospitalar dos Serviços de Urgência, Bruno Santos, coordenador médico das VMER de Faro/Albufeira e Álvaro Gomes, enfermeiro coordenador da SUB de Albufeira/Loulé e das VMER.

A cerimónia contou também com a presença de Carlos Raposo, responsável operacional da Delegação Regional do Sul/Algarve do INEM.

 



pub