Loulé leva “Um Sorriso de Natal” aos lares e a quem está a combater a Covid-19

Ações estão marcadas para os dias 23 e 24

Loulé vai levar, nos dias 23 e 24 de Dezembro, “Um Sorriso de Natal” aos munícipes que estão em situação mais vulnerável, mas também «aos profissionais de saúde e outros que têm estado na linha da frente do combate à COVID-19 e que foram os grandes heróis de 2020».

No âmbito desta iniciativa, alguns artistas locais «vão oferecer momentos musicais únicos aos utentes das 14 instituições de solidariedade social do concelho de Loulé, nomeadamente àqueles que trabalham com a população idosa, passando pelas novas freguesias, desde o Ameixial até às zonas do litoral de Quarteira e Almancil», segundo a Câmara de Loulé, que promove a iniciativa.

Estes espetáculos «realizar-se-ão à porta dos estabelecimentos, sem qualquer contacto entre os utentes e os artistas» e visam «levar alguma alegria e espírito natalício aos mais idosos que, este ano, devido à pandemia, não poderão desfrutar de um momento em família, fora das instituições, como é habitual para muitos».

«Este tem sido o segmento da população mais penalizado com esta crise de saúde pública pois, além de terem sido os mais atingidos pela doença, os nossos idosos viram-se forçados a estar separados dos seus familiares durante estes largos meses. Queremos, com esta ação simbólica, amenizar esse sentimento de tristeza e dar-lhes algum alento para o ano que se avizinha», segundo o executivo municipal louletano.

Paralelamente,« num gesto de reconhecimento pelo trabalho realizado por quem tem estado na linha da frente no combate ao vírus, a Câmara Municipal de Loulé irá oferecer a ceia de Natal aos profissionais de saúde do concelho, aos bombeiros e elementos da Proteção civil municipal que estiverem a trabalhar na noite de consoada».

Estas ações mais orientadas a segmentos específicos da população juntam-se a outras já em curso, como por exemplo a distribuição de cabazes de Natal «a 2500 famílias do concelho que se encontram numa situação desfavorecida e de vulnerabilidade social, proporcionando a quem mais necessita uma noite de consoada condigna, com uma mesa onde não vão faltar o bacalhau, azeite, grão, feijão, bolo-rei e outros géneros alimentares».

«Trata-se de um investimento de 75 mil euros, de grande importância a nível social no município, porque permite apoiar os cidadãos que, pelas mais diversas circunstâncias da vida, se encontram a passar dificuldades. Uma ação que ganha ainda maior relevância num ano marcado pela pandemia que levou a uma crise socioeconómica e a que muitas pessoas tivessem perdido o seu emprego», segundo a Câmara de Loulé.

«Nesta época festiva queremos estar ao lado das pessoas, sobretudo das mais vulneráveis, para que se sintam acarinhadas e apoiadas, e levar uma mensagem de solidariedade e de esperança aos nossos concidadãos. Acreditamos que 2021 será um ano de viragem nesta crise pandémica que nos atingiu e que, aos poucos, alcançaremos novamente a normalidade», reforça, por seu lado, o presidente da Câmara de Loulé.

 

 



Comentários

pub