Lagos obteve o melhor resultado de sempre no ECOXXI

Tavira ficou em segundo lugar a nível regional

O município de Lagos conseguiu o melhor resultado de sempre no galardão ambiental Bandeira Verde ECOXXI, com 78.5%, que representa um crescimento de 8.3% em relação à edição de 2019. Neste programa, que identifica os municípios que se destacam num conjunto de critérios de sustentabilidade, Lagos posicionou-se em 11º lugar do ranking nacional e em 1º na região do Algarve.

Tavira, Albufeira e Vila do Bispo foram os outros municípios algarvios que se candidataram a este galardão.

Devido à pandemia, a habitual cerimónia de apresentação dos resultados teve lugar no passado dia 16 de Dezembro, em formato online.

Nesta edição de 2020, candidataram-se 62 municípios do país, o maior número de candidatos alguma vez registado.

Lagos conseguiu a pontuação de 78.5%, acima da média nacional de 65% dos últimos três anos.

Tavira também ficou entre os concelhos que atingiram um índice entre 70 e 79%, enquanto Albufeira conseguiu um resultado no patamar entre os 60 e os 69% e Vila do Bispo apresentou um índice entre 50 e 59%.

O projeto ECOXXI é promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e visa promover, divulgar e reconhecer as boas práticas, políticas e ações dos municípios que mais apostam na sustentabilidade, incrementando a qualidade de vida da comunidade.

Cada município tem de apresentar uma candidatura onde são analisados 21 indicadores de sustentabilidade ambiental, sendo que na edição deste ano foram examinados dois novos indicadores, Alterações Climáticas e Saúde e Bem-estar, e cinco novos sub-indicadores, Eco-Funcionários, Gestão sustentável de Espaços Verdes e Conectividade Digital.

 



Comentários

pub