“Estojo” mostra talento de jovens para o teatro em Faro

Ainda há bilhetes à venda

«Se tivesses a possibilidade de falar dois minutos numa transmissão em direto, em que todo o mundo te estivesse a ouvir, o que dirias?». Esta pergunta é o mote do projeto educativo “Estojo”, do LAMA, que desafiou três grupos de teatro para jovens a trabalharem de uma forma profissional. O resultado subirá a palco esta sexta-feira, 4 de Dezembro, sábado e domingo, dias 5 e 6, em Faro.

Ao Sul Informação, João de Brito, diretor artístico do LAMA –  Laboratório de Artes e Media do Algarve, explicou que haverá «três espetáculos de três grupos diferentes de jovens da cidade de Faro»: o Paná Paná, Teatro Improviso de Intervenção e Grupo de Leitores.

Todos subirão ao palco da LAMA Black Box, sede desta companhia em Faro, na sexta-feira, às 20h30, sábado e domingo, às 10h30 e 16h00, «num género de maratona teatral». «Os espetáculos são todos de seguida – há apenas um mini intervalo entre apresentações», enquadrou João de Brito.

E como é que surgiu a ideia de criar o “Estojo”?

«No LAMA já trabalhamos há alguns anos com este lado do serviço educativo e formação de novos públicos. Agora, tivemos a ideia de criar um projeto que envolvesse outros grupos de teatro que já existiam – alguns começaram em contexto escolar, mas de repente já são autónomos», disse João de Brito.

No fundo, o objetivo é dar a oportunidade a estes grupos para «trabalharem de forma profissional, em que têm orçamento para cenografia, figurinos e adereços».

 

João de Brito – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

A principal pergunta lançada aos três grupos foi a mesma: se tivesses a possibilidade de falar dois minutos numa transmissão em direto, em que todo o mundo te estivesse a ouvir, o que dirias?

A estes juntaram-se outras como “o que levarias se fosses obrigado a emigrar? E, se tivesses de emigrar, para onde ias?”. Apesar das questões serem comuns aos três espetáculos, o que se pode esperar são, como é natural, respostas diferentes.

«Eles depois criaram, de forma autónoma, os seus espetáculos. Eu vou, de vez em quando, dando umas indicações, mas o trabalho é todo deles. A ideia é dar experiência de palco a estes jovens para que possam viver o processo de trabalho artístico», disse João de Brito.

É que, para o ator e diretor artístico do LAMA, a questão «da criação de públicos é fácil de falar, mas acredito que é através da influência que isso acontece. Noto que os pais estão entusiasmados, os irmãos, os amigos também e isto é uma bola de neve».

O próprio nome do projeto – “Estojo” – tem um significado subjacente: «é o sítio onde os jovens guardam pertences tão importantes para as suas vidas», comentou João de Brito.

Até agora, o feedback do trabalho, que começou há cerca de três meses, «está a ser muito positivo» e a verdade é que ainda há bilhetes a venda para assistir às sessões de sábado de manhã e para as duas de domingo.

Os ingressos custam 5 euros e as reservas podem ser feitas para [email protected]. O espetáculo cumpre todas as regras da Direção-Geral de Saúde de prevenção à Covid-19.

 

Ficha Artística e Técnica do “Estojo”

Coordenação Geral e Consultoria artística: João de Brito

Direção Executiva: Sandro Benrós

Direção Técnica: Flávio Martins

Fotografia, Vídeo e Grafismo: Ana Monteiro e Diogo Simão

 

Grupo de Leitores:

`A ti…de mim´

De mim para ti, de nós para vós: aos conhecidos e aos desconhecidos, dos adolescentes para todos os que vivem para morrer. Tens medo da morte? Como é que vives? O que é que te faz feliz? O que é que tens a dizer? Para onde é que foste?

Do absurdo do quotidiano à complexidade das relações entre pares: os amores e as violências.

Quando é que temos necessidade de parar? Do que me magoa ao que te faz avançar.

Coordenação, Direção e Dramaturgia: Erica Viegas e Manuel Neiva.

Textos e Interpretação: Ana Rainho; Beatriz Ruivo; Daniela Lopes; Erica Viegas; Gonçalo Pedrosa; Hugo Borreicho; Irina Marques; Margarida Nair.

 

Paná Paná:

`8´

Uma história visual que relata a importância daqueles que estão à nossa volta e as influências do nosso mundo actual e como acontecimentos e experiências podem mudar uma pessoa.

Coordenação de Diego Medeiros e Raquel Ançã

Encenação: Madalena Duro

Ideia original: Gabriel Riley Antunes

Interpretação: Afonso Zanatti, Alice Velez, Eva Reis Pinto, Gustavo Gonçalves, Joana Lourenço João Cadilha, Lara Marinho, Lia Silva e Raquel Ovelheira.

 

Teatro Improviso de Intervenção:

`LUGARES DE FALA´

Por entre silêncios vão-se construindo sonhos que precisam de conquistar lugares de fala. Mas nem tod@s têm acesso a esses lugares, porque já nasceram sem direito a ter voz, sem direito a ter sonhos, sem direito a ter direitos. É urgente romper a tirania de quem nos quer silenciar, oprimir e humilhar. É urgente dizer “Não” e resistir projetando a nossa voz com a força de um arremesso de avião.

Coordenação de Teresa Coutinho e Teresa Henriques

Criação Coletiva Teatro Improviso de Intervenção

Texto “O Silêncio”: Afonso Jerónimo

Interpretação: Afonso Jerónimo, Carina Frechaut, Carla Centeio, Mariana Gomes, Osvaldo Miguel, Raquel Paulino e Vanessa Farhat.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub