Ciclismo: Samuel Blanco e algarvios Rafael Lourenço e Emanuel Duarte reforçam Tavira

Temos expetativas ainda mais elevadas para 2021 e estes quatro reforços, que hoje aqui vos apresentamos, refletem essa nossa vontade de fazer ainda mais e melhor», diz o diretor desportivo

Samuel Blanco e os algarvios Rafael Lourenço e Emanuel Duarte juntam-se a Gustavo Veloso como reforços, para 2021, da equipa Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel. Os ciclistas foram apresentados esta quinta-feira, 3 de Dezembro.

A cerimónia, que se realizou na sede do Atum General, em Matosinhos, contou com a presença do diretor desportivo Vidal Fitas.

«Apesar do contexto de pandemia, a época de 2020 revelou-se de sucesso. Temos expetativas ainda mais elevadas para 2021 e estes quatro reforços, que hoje aqui vos apresentamos, refletem essa nossa vontade de fazer ainda mais e melhor», disse Vidal Fitas.

«O currículo e as potencialidades destes e dos atletas que permanecem na equipa fazem-nos sonhar, que é a condição essencial no início de cada nova época», acrescentou.

Gustavo César Veloso, que venceu a Volta a Portugal por duas vezes, já tinha sido anunciado como reforço do Tavira no início desta semana. É, no próximo ano, um crónico candidato à vitória na principal prova de ciclismo em Portugal.

Quanto a Rafael Lourenço nasceu em 1995, em São Bartolomeu de Messines. Em 2014, ingressou nas escolas de ciclismo do Clube de Ciclismo de Tavira, na categoria de Júnior. É tido como um dos ciclistas mais promissores da categoria de sub-23.

Já Emanuel Duarte nasceu em 1997, em Portimão. Tornou-se profissional em 2019 e evidenciou-se ao ganhar o Prémio da Juventude da Volta a Portugal e ao conquistar, nesse mesmo ano, a Volta a Portugal do Futuro.

Por fim, Samuel Blanco é um ciclista espanhol, nascido em 1994. No desporto, iniciou-se no futebol. Por influência do pai, antigo ciclista, que lhe reconhece aptidões para a modalidade, dedica-se ao ciclismo desde 2011. Este ano, atingiu o patamar mais alto da sua carreira, ao consagrar-se campeão de Espanha de Elites.

Para Joana Queiroz, gestora da marca General, «é também com novas ambições que renovamos o apoio à mais antiga coletividade profissional em atividade nesta modalidade no mundo, bem como os nossos laços históricos ao ciclismo».

O apoio do Atum General enquadra-se na estratégia da Dom Manuel, a empresa que distribui esta marca de conservas de peixe, cujas latas ostentam uma “camisola” amarela e que estão associadas ao ciclismo há muitas décadas.

A ligação da General ao ciclismo tem uma longa história, quer como fornecedor oficial, quer com patrocínios diversos da prova-rainha deste desporto, em território nacional, em especial da camisola amarela ou de diversas etapas.

Mais recentemente, há ainda a destacar o lançamento da lata comemorativa dos 90 anos da Volta a Portugal em Bicicleta, em 2017, uma edição limitada que retrata algumas das etapas míticas da prova, como as subidas à Serra da Estrela ou à Senhora da Graça.

«Esta aposta é uma espécie de regresso a casa, já que a Ramirez nasceu precisamente no Algarve, em 1853. Estamos umbilicalmente ligados ao ciclismo e ao Algarve», acrescentou Joana Queirós.

Desde 1979 que o Clube de Ciclismo de Tavira pedala ininterruptamente – um registo único a nível mundial – e tem no seu palmarés, entre outros títulos, quatro vitórias na Volta a Portugal.

 



Comentários

pub