AMAL apresentou trabalho na área das alterações climáticas em webinar internacional

Neste webinar, que contou com diversos oradores, foi possível conhecer as boas práticas que estão a ser implementadas em municípios da Andaluzia, Estremadura, Alentejo e Algarve

A AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve participou, na passada quinta-feira, 10 de Dezembro, no webinar internacional “Municípios Sustentáveis: Alterações Climáticas, Produção e Consumos Responsáveis”.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriça ACCIONAD-ODS (Capacitação de Atores Locais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Depois da apresentação do PIAAC – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve, o primeiro secretário da AMAL Brandão Pires deu a conhecer algumas das iniciativas, nesta área em que esta Comunidade Intermunicipal está envolvida, nomeadamente a articulação, com os municípios e outros parceiros da região, na elaboração das bases do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve apresentado, formalmente, em Setembro.

«Os municípios e entidades/associações locais são entendidos como atores-chave para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU. Nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal do Algarve foi convidada para participar neste webinar, uma vez que os 16 municípios da região assumiram o tema das Alterações Climáticas como central nas suas estratégias de desenvolvimento territorial», diz a AMAL.

De resto, a Comunidade Intermunicipal do Algarve garante que «está empenhada na promoção de uma estratégia regional concertada, plasmada no PIAAC – Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve, concluído em Junho de 2019 e que foi o primeiro plano em torno desta temática, a nível nacional, a ser apresentado por uma Comunidade Intermunicipal».

Por outro lado, na qualidade de entidade promotora do PIAAC, a AMAL formalizou uma candidatura ao EEA Grants, em parceria com a RTA e a entidade norueguesa The Norwegian Association of Local and Regional Authorities (KS), para a implementação do PIAAC-AMAL, ao nível da gestão, capacitação e comunicação. O projeto foi aprovado no passado dia 23 de Novembro.

Neste webinar, que contou com diversos oradores, foi possível conhecer as boas práticas que estão a ser implementadas em municípios da Andaluzia, Estremadura, Alentejo e Algarve.

 



Comentários

pub