VRSA tem a primeira central fotovoltaica instalada nos portos de pesca nacionais

Docapesca lançou também concurso para instalar luminárias LED naquele porto do Sotavento algarvio

A primeira central fotovoltaica num porto de pesca nacional acaba de ser instalada em Vila Real de Santo António, anunciou hoje a Docapesca. A central, que transforma energia solar em elétrica, representou um investimento próximo dos 50 mil euros.

O sistema fotovoltaico, que é o primeiro instalado em portos de pesca a nível nacional, permite cobrir cerca de 30 por cento dos consumos da lota, tendo uma produção anual estimada em 40 mil kWh, e é composto por cem módulos com a potência unitária de 310 Wp.

A Docapesca lançou também um procedimento para reabilitação da rede de iluminação pública do porto de pesca de Vila Real de Santo António, com luminárias LED, com o preço base de 21.705 euros.

Com estas intervenções, a Docapesca afirma pretender «melhorar a eficiência energética nos portos de pesca, contribuindo assim para a sustentabilidade ambiental, económica e social deste setor de atividade».

A Docapesca – Portos e Lotas SA é uma empresa do Setor Empresarial do Estado tutelada pelo Ministério do Mar, que tem a seu cargo, no continente, o serviço da primeira venda de pescado e o apoio ao setor da pesca e respetivos portos, dispondo de 22 lotas e 37 postos.

 

 

 

 


Comentários

pub