Surto em Monchique sobe para 9 casos confirmados

Testes continuam esta sexta-feira

Depois de os testes feitos terem apontado para mais duas pessoas infetadas, já há nove casos de Covid-19 confirmados no concelho de Monchique, anunciou o presidente da Câmara Rui André numa publicação no Facebook.

Segundo o autarca, um dos casos «pertence à cadeia de transmissão conhecida e terá sido infetado a partir do contágio inicial». A origem do outro é «desconhecida e está a ser avaliada pelas autoridades de saúde, assim como a eventual cadeia de contágio, que se deve circunscrever à zona rural e mais isolada onde reside, principalmente o seu agregado familiar».

Todos os restantes testes feitos nos primeiros dias da semana «obtiveram resultado negativo», mas o edil Rui André manifesta a sua preocupação pelos resultados da testagem que ontem decorreu, nomeadamente das 105 crianças do Pré-Escolar do Centro Escolar de São Pedro.

«Dado o elevado número de testes realizados hoje, devo confessar-vos que é com bastante expectativa que aguardo os respetivos resultados, esperando que os mesmos sejam todos negativos», escreve o autarca.

Assim, «de forma a controlar todos os eventuais contágios e parar esta pandemia», esta sexta-feira continuam a ser feitos testes, a outras pessoas com possíveis ligações ao surto que começou no início da semana, com origem numa auxiliar de ação educativa que trabalha no Centro Escolar de São Pedro.

Rui André acrescenta que «a Equipa Coordenadora do Plano de Contingência Municipal tem estado em permanente atividade e a assegurar as necessidades de todos aqueles que, estando em quarentena ou em isolamento profilático, precisam de apoio aos mais variados níveis».

O presidente da Câmara de Monchique volta a apelar «à colaboração de toda a população» e envia «um caloroso abraço virtual de força e coragem a todos quantos estão privados da normalidade do seu dia-a-dia, e que tenham a perseverança necessária e adequada ao momento que vivemos, protegendo-se a si e aos outros!»

Comentários

pub