“Faro. Somos todos” dá “vouchers” que são «como dinheiro verdadeiro» aos clientes do comércio tradicional

Serão atribuídos 200 prémios, no valor total de 10 mil euros, por semana

Paulo Santos e Rogério Bacalhau na loja de Ana Dias – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Ajudar as empresas, mas também as famílias farenses, é o grande objetivo da campanha “Faro. Somos todos”, que foi hoje lançada e que vai assentar em vouchers (vales de compras) que valem «como dinheiro verdadeiro».

Ao longo das próximas seis semanas, as lojas do comércio tradicional de Faro aderentes vão dar cupões por cada dez euros de compras realizados nos seus estabelecimentos, que habilitarão os clientes a ganhar um dos 200 vales de compras, com valores entre os 30 e os 200 euros, que poderão ser utilizados para fazer consumos em restaurantes e noutros negócios espalhados por todo o concelho, até ao dia 6 de Janeiro.

Tudo isto para ajudar o comércio local a enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19 e pelas restrições em vigor.

Para se habilitarem a ganhar um voucher, os consumidores terão de se dirigir à Baixa de Faro e depositar os cupões que lhes são dados nas lojas, devidamente preenchidos, numa tômbola existente na loja de apoio a este projeto, situada no nº 42 da Rua Lethes, a artéria que desemboca no teatro com o mesmo nome.

«As pessoas trazem esse cupão, entregam-no nesta loja com os seus dados, trazem a fatura para confirmar a compra e podem depositá-lo na tômbola», explicou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, entidade que promove a campanha em parceria com associações empresariais.

 

O vice-presidente Paulo Santos a depositar o primeiro cupão na tômbola – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

De caminho, aqueles que forem depositar os cupões podem «girar a roda da sorte e têm direito a um prémio».

Neste último caso, trata-se de um passatempo em que se ganha sempre alguma coisa, nomeadamente prémios ligados aos serviços da autarquia, como bilhetes para o teatro ou até mesmo para o Festival F e atividades no Centro Náutico da Praia de Faro, entre outros.

O que todos os que concorrem desejarão é que, aos prémios da roda, se juntem os vouchers, que serão sorteados «todas as semanas, à quinta-feira. Vamos sortear, por semana, 200 prémios no valor de 10 mil euros, que as pessoas podem usar no comércio tradicional do concelho, em qualquer estabelecimento aderente».

O primeiro sorteio era para acontecer já na quinta-feira, mas foi adiado uma semana, o que significa que, no dia 3 de Dezembro, «serão sorteados 20 mil euros em vales». O último sorteio será a 31 de Dezembro.

«Esta campanha vai custar 60 mil euros. São dez mil euros que serão sorteados todas as semanas e que é dinheiro que vai entrar no comércio local e que vai ajudar as famílias, através das suas aquisições», resume Rogério Bacalhau.

«Paralelamente, vamos ter uma campanha dirigida aos alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo, a quem vamos oferecer o tradicional Farrobinhas, que já vai na 10ª edição, em conjunto com um voucher de 15 euros, para que a criança possa comprar um presente para ela ou para a família, também no comércio local», acrescentou o edil.

Em ambos os casos, os vouchers funcionam «como dinheiro verdadeiro» e podem ser usados como tal.

A única diferença é que «não será dado troco», caso a compra seja inferior ao valor do vale de compras ou de vários vouchers combinados.

«Por exemplo, se a conta for de 27 euros e se entregar 30 euros em vouchers, não serão devolvidos 3 euros. Isto também incentiva as pessoas a investir mais um pouco e a não se ficar, apenas, pelo valor do vale de compras», ilustrou, por seu lado, Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro.

Foram, de resto, cupões ganhos por este autarca, ao fazer uma compra na loja da atleta olímpica Ana Dias, na Baixa de Faro, os primeiros a entrar na tômbola.

 

A loja de apoio à campanha “Faro. Somos Todos.” – Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Estas iniciativas «vêm substituir» as atividades que a Câmara realizou em anos anteriores, com o objetivo de estimular o comércio local.

«A verba que nós destinámos no ano passado para animação e para as atividades tradicionais de Natal, este ano vamos destinar para ajudar o nosso comércio e as famílias, atribuindo estes vouchers», disse o presidente da Câmara de Faro, adiantando que o investimento, que ascenderá, no total, a mais de cem mil euros, é semelhante.

Esta campanha é promovida pela autarquia, em parceria com a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), a Associação de Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro (Associação Comércio da Baixa), a Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) e a Associação Cultural e Ativista da Baixa de Faro (OCAB).

Mas isto não significa que a adesão esteja reservada a sócios destas entidades.

«As empresas não têm de ser associadas destas quatro associações. Qualquer empresa, grande ou pequena, os operadores do Mercado Municipal de Faro, o supermercado de Bordeira, do Montenegro, de Estoi, qualquer um pode inscrever-se», disse o edil farense.

Para o fazer, os empresários só têm de ir ao site da iniciativa e registar-se. É também nesta plataforma que se pode saber quais as lojas aderentes, que também estarão identificadas.

«Depois, receberão os vouchers e terão de vir aqui entregá-los. O valor correspondente será transferido para a sua conta bancária. Portanto, é um processo simples, com apenas um registo e, depois, uma transação que vão realizar na loja, vindo cá, depois, receber o dinheiro», explicou Rogério Bacalhau.

Podem aderir à campanha espaços comerciais, serviços locais e restaurantes sediados no concelho de Faro, excetuando estabelecimentos localizados em grandes superfícies comerciais ou centros comerciais; estabelecimentos de distribuição alimentar de média e grande dimensão; ginásios e outros serviços que tenham anuidades como principal forma de pagamento; hotelaria e alojamento local e imobiliárias e outros similares, como empresas de construção ou de gestão de condomínios.

As empresas com sede no concelho que queiram realizar os habituais convívios de Natal entre colaboradores na restauração aderente serão recompensadas pela Câmara de Faro com ações de team building para os seus funcionários, a realizar no Centro Náutico da Praia de Faro, até ao dia 31 de Maio.

 

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