Albufeira dá formação em tutoria a docentes para «promover a inclusão»

Esta é já a segunda edição do curso “Mentor – Tutorias Autorregulatórias”

A Câmara de Albufeira está a promover a realizar formação online destinada a docentes do concelho, «com vista a promover a inclusão dos alunos dos vários níveis de ensino».

O curso “Mentor – Tutorias Autorregulatórias”, que já vai na segunda edição, «tem por objetivo apoiar, esclarecer e desenvolver as competências dos professores-tutores com vista à inclusão de todos os alunos através da prática de tutoria», segundo a Câmara de Albufeira.

A formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e está a ser desenvolvida em parceria com o Centro de Formação de Professores de Albufeira, Lagoa e Silves, sendo dinamizada por uma técnica de Psicologia Educacional do município.

Esta segunda edição do curso começou a 15 de Outubro e terminará a 9 de Dezembro e decorre em formato e-learning.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, salientou a aposta forte feita pelo município para que todos tenham as mesmas oportunidades, que o faz estar «alinhado com este objetivo a nível nacional.

«Estamos desde sempre empenhados e comprometidos com o sucesso educativo no nosso concelho, investindo continuamente não só na melhoria do parque escolar, alimentação, transportes e atribuição de subsídios a quem mais precisa, mas também ao nível da disponibilização de um conjunto diversificado de apoios ao nível da consultoria técnica à comunidade educativa, como é o caso da presente formação», disse.

Para isso, a autarquia dispõe de uma equipa técnica especializada, composta por psicólogos educacionais, terapeutas da fala e uma terapeuta ocupacional.

A formação em causa «assenta no pressuposto de que os alunos necessitam de ser acompanhados por um professor-tutor com vista a minimizar problemas como dificuldades de integração, atitudes e comportamentos disruptivos, bem como necessidades educativas especiais».

«Entre os vários objetivos a atingir, refira-se o aprofundamento dos conhecimentos, metodologias e propósito da tutoria, exploração de diferentes estratégias autorreguladoras de aprendizagem, promoção de competências organizadoras do raciocínio e resolução de problemas com os alunos, capacitação dos professores-tutores para a identificação e intervenção em situações educativas problemáticas e não menos importante, a integração dos professores-tutores numa comunidade de partilha de experiências e recursos com vista à prática da tutoria em contexto escolar», concluiu a Câmara de Albufeira.

 

 



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