Tavira volta a oferecer uma festa de anos a Álvaro de Campos

Festa dura mês e meio

A Festa de Anos de Álvaro de Campos está de regresso e vai promover espetáculos, cinema, exposições e sessões de poesia em diferentes espaços de Tavira e online a partir de quinta-feira, dia 15, até 30 de Novembro.

A associação Partilha Alternativa volta a promover este evento que celebra Fernando Pessoa, através de um dos seus heterónimos, Álvaro de campos, o engenheiro tavirense imaginado pelo poeta português.

«O objetivo desta celebração, além de homenagear um autor importante, é apresentar ao público artistas de Tavira, profissionais e não-profissionais. Para desenvolver uma infraestrutura artística e cultural saudável, os artistas merecem um apoio sólido da cidade onde vivem e trabalham, mas também precisam ser vistos», segundo a Partilha Alternativa.

Este ano «há um foco especial nos poetas escoceses que contribuirão com sua presença (tanto física quanto virtual), e com seus poemas».

Logo no dia 15, serão inauguradas várias exposições, nomeadamente: “Caras, perfis e Gestos”, na Artesis Galeria (exposição coletiva de artes visuais); “In Citações |E a Cabra”, de Isabel Macieira, na Casa Álvaro de Campos (exposição de artes visuais); “Tudo é novo onde fui velho”, de Jorge Jubilot, na Casa Álvaro de Campos (exposição de fotografia); “Notas sobre Tavira”, no Museu casa Fotografia Andrade (fotografias do acervo da família Andrade); Pessoa(s) de Tavira, de Rui Cansado Guedes, no Clube de Tavira (exposição documental) e “Um retrato de mãe”, de Carlos Fonseca Martins, na Galeria Tavira D’Artes (exposição de pintura).

Também no dia 15, decorre a iniciativa “A mesa posta com mais copos | Doce Pessoa” em vários restaurantes de Tavira e será lançada a rubrica “Momento de poesia” na rádio Gilão. No mesmo dia, dar-se-á o pontapé de saída para a atividade “Versos a giz”, que decorrerá até 30 de Novembro, em vários locais.

Na sexta-feira, no Nó de Gosto, vai decorrer um Café Filosófico, dinamizado pela filósofa Maria João Neves, que se debruçará sobre o tema “Fernando Pessoa e o Racismo”.

Na primeira semana da Festa de Anos de Álvaro de Campos, mais precisamente no sábado, dia 17, às 17h00, a Banda Musical de Tavira irá atuar no Convento do Carmo, concerto que será transmitido online através do Facebook.

O programa completo desta festa, que contempla dezenas de iniciativas, pode ser consultado online, seguindo este link.

Na página de Facebook do evento há informação detalhada sobre muitos dos espetáculos e informação regular sobre a programação.

 



Comentários

pub