Portimão recorda contestação ao Estado Novo no dia em que Teixeira Gomes regressou

No âmbito das comemorações do 160º aniversário de nascimento de Manuel Teixeira Gomes

Recordar «um dos principais eventos de contestação ao Estado Novo» que teve lugar em Portimão é o objetivo da tertúlia “O Regresso de Teixeira Gomes”, que vai decorrer no domingo, dia 18 de Outubro, às 17h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Esta conversa debruça-se sobre eventos que remontam a 18 de Outubro de 1950, devido à trasladação dos restos mortais do escritor e estadista, da Argélia para o cemitério de Portimão.

«A cerimónia deu origem a uma manifestação da oposição que desencadeou perseguições e prisões arbitrárias, a cargo da PIDE e das forças militares, tendo sido um dos mais marcantes momentos da luta pela democracia no Algarve», descreve a Câmara de Portimão.

A tertúlia vai contar com a presença de Margarida Tengarrinha, ativista política e coorganizadora da manifestação de há 70 anos, Teresa Mendes, vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Portimão, e José Alberto Quaresma, diretor científico da Casa Manuel Teixeira Gomes.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do 160º aniversário de nascimento de Manuel Teixeira Gomes, que arrancaram no passado dia 10 de Outubro e se prolongam até 11 de Dezembro.

Apesar dos constrangimentos causados pela pandemia, que obrigaram o programa original das comemorações, a Câmara de Portimão não quis deixar de «realizar um conjunto de iniciativas destinadas a homenagear a mais ilustre personalidade natural da cidade», que se dividirão pelo TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, Casa Manuel Teixeira Gomes e Biblioteca Manuel Teixeira Gomes».

A programação começou com o espetáculo de dança contemporânea “Last”, interpretado pela Companhia Paulo Ribeiro, e inclui ainda um colóquio sobre a diplomacia e a literatura dos séculos XX e XXI, coordenado por Luís Filipe Castro Mendes, ex-ministro da Cultura, bem como a apresentação do 1º volume, dos cinco previstos, das “Obras Completas de Manuel Teixeira Gomes”, com coordenação de José Alberto Quaresma e Nuno Júdice, e da 2ª edição de “Manuel Teixeira Gomes – Biografia”, de José Alberto Quaresma, ambas editadas pela Imprensa Nacional.

 



Comentários

pub