Algarve e Baixo Alentejo também já estão sob Aviso Vermelho devido à chuva e ao vento

Aviso vermelho em vigor até ao final da tarde de hoje

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

Os distritos de Faro, Beja e Évora estão sob Aviso Vermelho da meteorologia entre as 12h00 e as 18h00 de hoje, dia 20, devido à chuva intensa e vento forte trazidos pela depressão Bárbara, segundo a mais recente atualização do Instituto Português do Mar e da Astmosfera (IPMA).

O Algarve e os dois distritos alentejanos juntam-se a outros cinco que já estavam em alerta máximo, os de Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco e Portalegre.

O aviso Vermelho é motivado pela «previsão de chuva por vezes forte e persistente e ocasionalmente acompanhada de trovoada e possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento» e estará em vigor até às 18h00.

A depressão Bárbara chegou esta madrugada ao Sul do país, tendo os seus efeitos sido sentido, primeiro, no Sotavento algarvio, onde se registaram «pequenas inundações», e no Sudeste Alentejano. Já depois do sol ter nascido, a chuva e o vento deslocaram-se para Oeste, atingindo o Barlavento Algarvio.

O Meteofontes previa, já desde esta manhã, um agravar da situação, à tarde, «com rajadas a poderem chegar aos 110km/h em alguns locais do litoral Centro e Sul».

«A situação poderá ser, de facto, complicada, atendendo aos acumulados previstos (acima dos 60 milímetros em três horas em alguns locais). Ainda para mais, se este período de precipitação mais intensa coincidir com a maré cheia (ao final da tarde), poderemos ter ainda mais problemas nas zonas já propícias a inundações e junto ao litoral», avisou o site.

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub