Águas do Algarve celebra Dia Nacional da Água com novas mascotes e escolas vestidas de azul

Dia Nacional da Água assinala-se hoje

A Águas do Algarve vai associar-se ao Dia Nacional da Água, que se celebra hoje, 1 de Outubro, com o novas mascotes a precisar de nome, o desafio para se vestir de azul, lançado às comunidades escolares, e mais Água Jovem.

Hoje de manhã, decorreu a apresentação dos Resultados do Concurso Água Jovem Edição 2019/2020, num evento online  transmitido através da plataforma Zoom.

Os trabalhos apresentados podem ser consultados na página de Facebook da Águas do Algarve.

Hoje também foi lançado a edição de 2021 do concurso Água Jovem, uma iniciativa dirigida a crianças e jovens que frequentem o pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do ensino Básico e os alunos que beneficiam de medidas educativas seletivas e adicionais.

A nova edição terá dois temas: “A importância da Água para a Biodiversidade” e “A Ria de Alvor”.

No primeiro caso, a Águas do Algarve pede aos participantes que «reflitam sobre os Serviços que os ecossistemas aquáticos do Algarve prestam e/ou sobre a importância dos corredores ecológicos para a necessária conexão entre os espaços protegidos, de modo a proporcionar um aumento de sua área e, consequentemente, tornar viáveis diferentes espécies».

Quanto ao tema “A Ria de Alvor”, o principal objetivo da sua escolha foi «dar a conhecer aos participantes do concurso a existência de espaços naturais de grande valor ambiental, bem como as pressões a que estão sujeitos, interpelando-os à tomada de consciência dos valores naturais presentes nestes ecossistemas e à necessária proteção dos mesmos».

A Águas do Algarve, numa parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, também promoveu a iniciativa  Blue4Water, que desafiou as comunidades escolares de todas as regiões do país a vestirem-se em tom de azul e vai continuar a trabalhar em prol do ambiente.

«O nosso objetivo não é mais do que alertar consciências para a atual situação crítica de escassez de água, que se vive na nossa região e um pouco por todo o mundo. Trabalhar com os alunos os conteúdos curriculares associados à água, é uma das vertentes desta iniciativa, que dá hoje os primeiros passos», segundo a Águas do Algarve.

Hoje, o dia também será marcado pelo lançamento do concurso “Dá-me um nome”, igualmente dirigido aos  mais novos, que são desafiados a dar um nome às duas novas mascotes da Águas do Algarve, que vão passar a ser  «o rosto ambiental nas ações dinamizadas com a comunidade escolar e noutras, associando-se sempre a sensibilização, informação e formação ambiental às duas personagens».

«Dar a oportunidade aos jovens para batizarem com nomes estes dois “meninos” é a nossa forma de demonstrar a importância que este projeto educacional tem para a Águas do Algarve», concluiu a empresa.

 

Comentários

pub